Bolo de Chocolate
Rendimento: 1 porção • Nível de dificuldade: Fácil
Ingredientes
Bolo:
1 xícara de óleo de coco
½ xícara de açúcar mascavo
¾ de xícara de água
2 xícaras de farinha de aveia
2 xícaras de farinha de arroz integral
1 xícaras de cacau ou cupuaçu em pó
2 colheres (chá) de linhaça dourada
1 ½ xícaras de leite de amêndoa
1 colher (sopa rasa) de fermento químico
Calda:
1 ½ xícaras de melado de cana
1 xícara de cacau (ou alfarroba ou cupuaçu em pó)
1 colher (sopa) de óleo de coco ou ghee
¼ de copo de leite de amêndoa (para dar o ponto)
Modo de preparo
Como preparar o bolo:
Deixe a farinha de linhaça de molho na água por 10 minutos.
Em um liquidificador, bata o óleo e o açúcar e depois acrescente a linhaça, bata bem.
Acrescente as farinhas aos pouco até incorporar toda a massa, coloque o cacau e misture bem.
Depois acrescente o leite e o fermento.
Unte a forma com óleo de coco e farinha de arroz e coloque para assar por aproximadamente 50 minutos.
Para fazer a calda:
Basta misturar tudo até formar uma calda.
Bom apetite!
Não entendi. Só a primeira etapa deve ser batida no liquidificador, e a partir do item 3 da receita devemos acrescentar os ingredientes e bater à mão, ou é para seguir batendo tudo no liquidificador?
Obrigada.
Bela! Toda vez que uso melado de cana em receitas que precisam ir ao forno fica horrível! Não sei se deixo demais, mas fica um gosto muito forte, parece até meio queimado. Estou achando que deixo assar mais tempo do que o necessário. Estou quase desistindo do melado
Fiz ontem …. A partir das farinhas tem que bater na mão. O gosto é ruim, as farinhas com o óleo de coco não combinam. 1/2 xícara de açucar deixa o bolo insosso, e depois todo aquele melaço na calda, com aquele gosto que briga com o chocolate. O sabor e a textura são ruins.
No dia seguinte o bolo fica seco, duro …. Não dá para comer.
Ficou uma DELÍCIA! 😀
Faltou melaço aqui em casa e fiz uma calda comum de leite com achocolatado (queria evitar o leite de vaca, mas era o que tinha…).
Estou muito contente pois vi os comentários negativos abaixo, isso quando o bolo já tava no forno… ainda assim deu tudo MUITO certo, assim como o bolo de cenoura!
A única coisa que eu melhoraria seria a liga. Acho que a linhaça não deu conta, e ficou um pouquinho quebradiço. Mas valeu a pena não usar ovo (sou vegetariana com vontade de ser vegana um dia).
Mais uma vez, obrigada, Bela!
Querida Bela, filha de nosso mestre Gil!
Admiro sua arte e generosidade, mas peço que reveja o nome que usou para esta receita, em especial. É uma receita que traz a tradição do século XX, das décadas de 60 e 70, quando foi amplamente divulgada, acompanhamento para "jovens tardes de domingo". Os ngredientes originais tornam a receita viável para todos os bolsos e tem uma maneira especial e fácil que possibilita ser realizada em pouco tempo e por jovens que se arriscam na cozinha.
Para além disto e em respeito à história da receita que acompanhou toda uma geração criada com a bossa nova, ie-ie-ie, tropocália e mpb, batize sua receita com novo nome, novos valores. Deixe a Nega Maluca com todos os valores de uma época, de um tempo que era outro.