Ingredientes

2 copos de mix de quinoa e arroz, (80%quinoa, 20%arroz)
1/2 brócolis americano
1/2 couve-flor
100gr de tofu
1 punhado de tomate cereja
Azeite
Água

Molho:

1/2 copo de Tahine
1/2 copo de água
1 limão
1 colher de sopa de shoyu

Modo de preparo

olocar uma panela de água para ferver com sal (o suficiente para cozinhar os legumes). Adicionar o brócolis e couve-flor a água fervente por 1 min. Retirar os legumes e colocar numa tigela, reserve a água do cozimento na panela.

2.    Lavar bem o arroz e a quinoa (esse passo é muito importante porque a quinoa contém saponina, uma resina tóxica prejudicial que é eliminada na lavagem. Normalmente os fabricantes de quinoa fazem uma pré lavagem com água alcalina para eliminar as soponinas, mas é sempre bom lavar novamente para tirar qualquer resíudo).

3.    Colocar 2 colheres de sopa de azeite virgem ou ghee na panela, adicionar o mix de quinoa e arroz e acrescentar 2 copos de água do cozimento dos legumes. Deixar ferver, tampar, baixar o fogo e cozinhar por 20 minutos.

4.    Enquanto a quinoa cozinha, prepare o molho de tahine. Misture todos os ingredientes do molho numa tigela e acrescente aos legumes. Misture bem. Pode adicionar os tomates cerejas cortados ao meio se desejar e o tofu. Eu usei tofu assado que já compramos pronto no supermercado aqui em NY. Mas pode usar o tofu firme, cru mesmo, que misturado ao molho de tahine também fica delicioso.

5.    Para finalizar, eu polvilhei um pouco de alga marinha para dar acrescentar uma boa dose de iodo natural ao prato. Eu usei essa marca de algas marinhas secas que são fáceis de encontrar por NY, qualquer loja ou mercado de produtos naturais tem. E como estou em NY, aproveito para usar e abusar desses produtinhos incríveis que fazem todas a diferença na nutrição do prato. Essa alga que usei se chame dulse, riquíssima em iodo, o que ajuda a manter a saúde da tireoide!!!