Eu, minha filha e meu marido, mais outros amigos fomos passar o final de semana em Upstate NY (lugar maravilhoso para as crianças, com rios, cachoeiras e bastante mato para brincarem e respirarem bem).
Pegamos a estarda de volta ontem, paramos no cinema para ver o jogo do Brasil vs. Camarões (ah, que felicidade ver o Brasil brilhar) e chegando em casa me deparo com a geladeira meio vazia, tendo que retomar o ritmo da vida na cozinha.
Tínhamos um pouco de brócolis e couve-flor já lavados na geladeira – ter vegetais sempre cortados e limpos na geladeira, salva qualquer mãe/mulher do disk pizza – Quando chegar da feira, lave alguns vegetais para deixar o trabalho na cozinha já meio caminho andado. Essa é uma ótima dica para não ter preguiça de cozinhar bem em casa.
Tínhamos também um pacotinho de quinoa vermelha e uns restinhos de arroz integral e selvagem. Juntei os cereais na base de 80% quinoa e 20% de arroz. E para incrementar usei tahine, limão, shoyu e água para fazer o molho. Estava ficando tudo uma delicia já na minha cabeça. Mas minha filha, fuxiqueira e louca por cozinha achou um pedaço de tofu e tomatinhos cerejas que ela é apaixonada (sempre deixo ela comer os tomatinhos que ama aqui no verão de NY, a cidade fica lotada dessas delícias orgânicas e fica difícil recusar), e pediu que eu colocasse. Não poderia ter ficado melhor!!!!
Não é porque não planejamos que não irá dar certo. As vezes, as melhores coisas da vida acontecem sem planejamento. Um amor à primeira vista, um beijo roubado, um filme sem expectativas, uma festa surpresa, etc. E esse prato foi assim, repentino, sem expectativas, mas uma delícia. Existe um ditado aqui na América que eu adoro: “No expectation, no frustration”. Não temos como nos decepcionar se não tivermos expectativas. O que resume bem o prato de hoje: bem simples, mas muito gostoso e saudável.
Receita:
- 2 copos de mix de quinoa e arroz, (80%quinoa, 20%arroz)
- 1/2 brócolis americano
- 1/2 couve-flor
- 100gr de tofu
- 1 punhado de tomate cereja
- Azeite
- Água
Molho:
- 1/2 copo de Tahine
- 1/2 copo de água
- 1 limão
- 1 colher de sopa de shoyu
Modo de preparo:
1. Colocar uma panela de água para ferver com sal (o suficiente para cozinhar os legumes). Adicionar o brócolis e couve-flor a água fervente por 1 min. Retirar os legumes e colocar numa tigela, reserve a água do cozimento na panela.
2. Lavar bem o arroz e a quinoa (esse passo é muito importante porque a quinoa contém saponina, uma resina tóxica prejudicial que é eliminada na lavagem. Normalmente os fabricantes de quinoa fazem uma pré lavagem com água alcalina para eliminar as soponinas, mas é sempre bom lavar novamente para tirar qualquer resíudo).
3. Colocar 2 colheres de sopa de azeite virgem ou ghee na panela, adicionar o mix de quinoa e arroz e acrescentar 2 copos de água do cozimento dos legumes. Deixar ferver, tampar, baixar o fogo e cozinhar por 20 minutos.
4. Enquanto a quinoa cozinha, prepare o molho de tahine. Misture todos os ingredientes do molho numa tigela e acrescente aos legumes. Misture bem. Pode adicionar os tomates cerejas cortados ao meio se desejar e o tofu. Eu usei tofu assado que já compramos pronto no supermercado aqui em NY. Mas pode usar o tofu firme, cru mesmo, que misturado ao molho de tahine também fica delicioso.
5. Para finalizar, eu polvilhei um pouco de alga marinha para dar acrescentar uma boa dose de iodo natural ao prato. Eu usei essa marca de algas marinhas secas que são fáceis de encontrar por NY, qualquer loja ou mercado de produtos naturais tem. E como estou em NY, aproveito para usar e abusar desses produtinhos incríveis que fazem todas a diferença na nutrição do prato. Essa alga que usei se chame dulse, riquíssima em iodo, o que ajuda a manter a saúde da tireoide!!!
Ficou uma refeição divina. Melhor que qualquer restaurante e sem fazer quase nada de bagunça na cozinha. (Uma das grandes vantagens da cozinha vegana).