Ingrediente: Raízes
Pastel de Natal Baseado no Caveciuni da Vovó
As ceias de final de ano me remetem à infância contemplando minha vó na cozinha. Esse ano não foi diferente e minha vó comandou mais uma vez a ceia de natal. Mas dessa vez, não apenas à assisti mas a ajudei em toda a preparação. Minha vó tem a mão cheia para a cozinha, e seu foco é a culinária italiana que ela aprendeu com a sogra.
O Caveciuni é um prato natalino da região de Molise no sul da Itália. A escrita para o o Caveciuni varia de cidade para cidade, dependendo do dialeto local. Então é possível encontra-lo pelo nome de cavaccuini, calciuni, cauciuni, calvezune, calcioni, calzoni de Ceci ou até mesmo como um “ravioli doce e frito”!!!
Essa receita é tradicionalmente feita com castanhas portuguesas e/ou grão de bico, frutas secas e as diferentes tipos de nozes, típicas da época do natal (castanha do Pará, avelã, amêndoas, etc). E como toda boa receita que viaja o mundo à fora, elas recebem variações de acordo com os ingredientes locais de mais fácil acesso. E no caso do Caveciuni aqui no Brasil, minha avó adaptou o recheio feito castanha portuguesa pela batata doce brasileira. Fica uma delícia, mais docinho e mais em conta. Além do mais, se torna um doce possível de se fazer o ano inteiro, não somente na época das castanhas portuguesas. Mas aconselho fazer os pasteis somente em ocasiões especiais para não perder o charme, é claro!!!
E falando de adaptações da receita. Esse ano, trabalhei com minha vó na cozinha e foi a coisa mais deliciosa do natal! Aprendi muito e trocamos muitas ideais. E a cada receita tradicional de natal ele queria se aventurar a modificar alguma coisa para torná-la mais saudável. Com o Caveciuni não foi diferente e no lugar da farinha branca, do açúcar branco e da manteiga usamos farinha integral, açúcar mascavo e óleo de coco. Para o recheio tiramos as frutas cristalizadas e o açúcar. E para arrematar, assamos e não fritamos. Enfim, virou um pastelzinho doce de forno.
Ficou uma delicia que até a minha avó se surpreendeu!!! E olha que ela gosta de comida muuuuito gostosa.
E como ainda temos o ano novo pela frente vale muito fazer essa receita com as sobras dos ingredientes da ceia de natal!!!
Pastel Doce de Natal (caveciuni)
Rendimento: 30 pasteis
Recheio:
- 1 batata doce média
- ¼ copo de castanha de caju
- ¼ copo de castanha do Pará
- ¼ copo de avelã
- ¼ copo de amêndoas
- ½ copo de ameixa seca sem caroço e deixada de molho
- ½ copo de figo seco sem adição de açúcar
- 1 punhado de nozes picada com a faca
- 2 colheres de cacau em pó
- 1 a 2 copos de vinho tinto
- 1 colher de sobremesa de raspas de laranja
- canela e noz moscada à gosto
1. Cozinhe a batata doce na água ou no vapor até ficar bem molinha. Enquanto a batata cozinha, bata as castanhas, avelã e amêndoas no processador até ficarem grossamente trituradas. Pique as nozes na faca deixando elas em pedaços médios. Reserve.
2. Quando a batata estiver pronta, tire a casca e bata no processador ou passe no espremedor de batata. Coloque todos os ingredientes do recheio numa panela média e ligue o fogo alto. Mexa bem e deixe ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 -15min ou até ficar com a consistência de uma geléia bem grossa. Enquanto o recheio esfria, prepare a massa.
Massa:
- 1 copo farinha de trigo integral
- 1 copo farinha de trigo branca
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1 pitada de sal marinho
- 2 gemas de ovo
- 3 colheres (sopa) de óleo de coco
- 2 colheres de sopa de anisette (licor de anis)
1. Misture as farinhas, sal e açúcar numa tigela. Adicione as gemas, óleo e anisette. Misture tudo com a mão até formar uma massa homogênea. Leve a massa para uma superfície lisa e trabalhe a massa por uns 5 min, adicionando mais farinha se precisar. Deixe descansar numa bacia por 15 minutos.
Montagem:
1. Polvilhe uma superfície lisa com um pouco de farinha e abra a massa com a ajuda de um rolo. Ela deve ficar bem fina, mas não tão fina como uma massa de macarrão.
2. Corte em tiras de 4 dedos de largura e coloque 1 colher de chá cheia do recheio em cima da massa. Dobre a massa envolvendo o recheio como se estivesse fazendo um pastel e corte com a ajuda de um copo.
3. Junte os pedacinhos de massa que sobrar dos recortes do pastel e abra novamente até acabar a massa. Mas também pode reaproveitar a massa, enrolar e fritar. Vira um delicioso bolinho de chuva pro lanche da tarde acompanhado de uma xícara de chá verde!!!
Macarrão de Pupunha e Abóbora Hokkaido
Ainda em êxtase com minha volta ao Brasil, depois de anos morando nos Estados Unidos, tenho sentido uma mistura de necessidade, desejo e paixão por utilizar ingredientes bem brasileiros na cozinha. E desde que cheguei tenho me deparado muito com a banana verde e sua versatilidade na cozinha. A farinha, biomassa e a própria casca da banana verde fazem parte de diversos pratos deliciosos e nutritivos. Então fiquei curiosa com essa nova descoberta na cozinha e tentei testar com a receita seguinte. Nesse prato, mesmo tendo um estilo bem oriental, consegui dar o troque abrasileirado usando a casca de banana verde. Ela deixou o prato mais saboroso, exótico e nutritivo.
Esse prato é bem simples de fazer, porém, pode até chegar a intimidar os que não tem muita habilidade na cozinha. E o resultado vale qualquer esforço. Além da casca de banana verde, usei o macarrão de pupunha que nada mais é que a pupunha cortada em tirinhas fininhas em forma de espaguete. Hoje, já é possível encontrar o macarrão de pupunha pra vender na geladeira das lojinhas naturais, e na lista dos ingredientes só tem pupunha e nada mais. O macarrão de pupunha pode ser uma ótima opção para quem quer saborear um prato de macarronada sem nenhum tipo de farinha!!!
A casca de banana verde é rica em vitamina B6 e triptofano, nutrientes necessários na síntese da serotonina, o neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. Ótimo opção para a TPM.
A casca da banana, com maior teor de cálcio de fósforo do que a polpa, auxilia no fortalecimento dos ossos.
E para acompanhar esse prato nada melhor do que a cor e o sabor da abóbora Hokkaido no assada no forno. A Hokkaido, é uma abobora de origem japonesa mas já cultivada no Brasil, onde se deu muito bem com o clima. A Hokkaido é conhecida como abóbora de inverno nos Estados Unidos porque ela cresce durante no começo do verão e é colhida no outono quando o tempo já está esfriando. Então da pra entender o porque ela gostou tanto dos solos brasileiros. Nosso clima quente é ótimo pra elas.
Rica em beta-caroteno, um antioxidante natural e precursor da vitamina A, a abóbora ajuda a manter uma pele, visão, cabelo e unhas bem saudáveis. Além de combater o envelhecimento precoce.
Macarrão de pupunha com cogumelos
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
- 200gr de macarrão de pupunha. A pupunha já vende cortada e congelada.
- 50gr de shitake fresco
- 50gr de shimeji fresco
- 3 bananas verdes
- 2 dentes de alho picado
- ¼ de cebola picada
- 1 colher (sopa) de gengibre picado
- 4 colheres (sopa) de shoyu
- 3 colheres (sopa) de óleo de girassol, milho ou soja
- 1 colher (sopa) de óleo de tostado
- sal marinho
MODO DE PREPARO:
1. Corte a banana verde do cacho com a ajuda de uma faca ou tesoura, lave as bananas e leve para a panela de pressão com água suficiente para cobri-las. Tampe a panela, leve à pressão e quando atingir a pressão, abaixe o fogo e deixe ferver por 10 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.
2. Enquanto a banana estiver cozinhando, coloque água pra ferver numa panela grande. Quando a água estiver fervendo acrescente sal e o macarrão de pupunha (coloque sal suficiente para que a água fique salgada como a água do mar) e deixe cozinhar por 20-25 minutos. Escorra o macarrão de pupunha e reserve.
3. Abra a panela de pressão com cuidado, retire as bananas e abra a banana com a ajuda de uma faca. Retire a polpa e a aproveite para fazer a biomassa (é só levar a popla ainda bem quente no liquidificador e bater com um pouco de água até virar uma pasta bem cremosa. Guarde na geladeira para fazer, pães, bolos, mousse, etc). Raspe a parte interna da casca com uma faca e corte em tiras fininhas. Reserve.
4. Numa frigideira, coloque o óleo, alho, cebola, e gengibre e deixe refogar por 2min em fogo médio. Adicione a casca de banana, os cogumelos e o shoyu. Misture bem e refogue por 1 minuto. Tampe a panela e deixe cozinhar até o cogumelo murchar bem (2-3min).
5. Adicione o macarrão de pupunha a mistura de cogumelos. Desligue o fogo e tempere com o óleo de gergelim tostado.
Obs: se nao quiser usar a casca de banana verde, substitua por 1 alho poro pequeno cortado em tiras de meia-lua.
Abóbora Japonesa (Hokkaido) no Forno
Ingredientes:
- ½ abóbora Hokkaido média
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- ½ colher de chá de sal marinho
MODO DE PREPARO:
Pré aqueça o forno a 180º C.
1. Lave a abóbora, corte em fatias com a espessura da metade de 1 dedo) e coloque numa tigela. Acrescente o óleo e o sal, e misture bem com a mão para cobrir todas as aboboras com o tempero.
2. Passe as fatias de abobora para uma assadeira ou pirex, e leve ao forno por 30 min ou até ficar macia e dourada.
RAVIOLI DE AIPIM COM RECHEIO DE TOFU
Ingredientes para a massa:
1 xícara de aipim (mandioca)
1 xícara de farinha de milho ou fubá
2/3 xícara de araruta ou maisena
2 colheres de sopa de azeite virgem
1 pitada de sal marinho
Água
Modo de preparo da massa:
Cozinhe o aipim na panela de pressão por 20 minutos. Escorra a água e amasse com o garfo. Em uma tigela, misture a farinha de milho e a araruta. Acrescente o aipim, o azeite, sal. Misture todos os ingredientes. Abra a massa, utilizando a máquina ou o rolo de macarrão, coloque o recheio no centro e aperte as bordas com um garfo. Polvilhe a forma com um pouco de araruta. Coloque para cozinhar por 5 minutos em água fervente com uma pitada de sal e um fio de azeite.
Ingredientes para o recheio de tofu:
1 bloco de tofu (250g)
1/3 de cebola picada crua
½ maço de salsinha picada
2 colheres de chá de orégano
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 limão espremido
Sal marinho e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo do recheio:
Amasse o tofu com o garfo até ficar bem esfarelado. Misture o tofu com todos os outros ingredientes.
Ingredientes para o molho:
½ xícara de castanha-do-pará de molho por 6 horas
3/4 xícara de água
3 dentes de alho
1 cebola picada
Azeite a gosto
Alecrim a gosto
Pitada de sal marinho
Modo de preparo do molho:
Refogue o alho e cebola no azeite até ficarem bem dourados. Acrescente alecrim. Escorra a água da castanha e bata com 3/4 de água fresca. Acrescente o refogado no liquidificador e continue batendo. Coloque por cima do ravioli e sirva.
Bom Apetite!!!
Conheça mais receitas no livro “Bela Cozinha: Receitas”
Fritatta de inhame
Ingredientes:
10 ovos
4 inhames fatiados bem fino
1 rama de manjericão
Azeite
Sal marinho
Pimenta do reino
Medidas padrão:
1 xícara (chá) = 240ml
1 copo americano = 200ml
Modo de preparo:
Descasque e rale o inhame, deixando-o redondo e bem fino.
Se preferir, também pode usar a faca para cortar.
Bata os ovos em uma tigela (com o garfo ou fue) e coloque duas a três pitadas médias de sal marinho.
Coloque azeite em uma frigideira funda (o suficiente para cobrir o fundo) e aqueça.
Acrescente os ovos batidos, e em seguida, as rodelas de inhame.
Tampe e mantenha o fogo baixo.
Quando estiver cozido de um lado, vire a fritatta com ajuda de um prato.
Tampe novamente e finalize o cozimento.
Jogue manjericão picado e pimenta do reino por cima.
Rendimento: 8 porções
Tempo total de preparo: 15 min.
Nível de dificuldade: médio
Bom Apetite!!!
Bolinho de bacalhau com massa de inhame
Ingredientes para a massa:
350g de inhame
Ingredientes para a massa:
250 g de bacalhau seco (deixado de molho pro 48hs)
70 g de cebola
60g de cenoura ralada
4 ramos de salsinha
Sal
azeite
Pimenta do reino
orégano
Modo de preparo da massa:
Descascar o inhame, cortá-lo em pedaços pequenos e colocar numa bacia com água e sal para não escurecer.
Cozinhar em panela aberta com água cobrindo até ficar no ponto de colocar o palito e estiver cozido, mas sem desmanchar muito.
Escorrer a água e voltar ao fogo baixo só para secar bem.
Deixe esfriar um pouco e, ainda quente, amasse no amassador de batatas ou no garfo.
Reserve.
Modo de preparo do recheio:
Refogue a cebola até ficar bem transparente.
Deixe o bacalhau de molho e cozinhe até ficar macio.
Desfie.
Acrescente a cebola refogada com a cenoura, pimenta e orégano.
Junte a massa de inhame ao bacalhau já temperado e faça os bolinhos.
Frite no óleo quente ou leve ao forno aquecido a 200ºC por 30 min.
Rendimento: 15 unidades
Tempo total de preparo: 2 dias de molho + 1 hora e 30 min. de preparo.
Nível de dificuldade: médio
Bom Apetite!!!
Batata “frita”
Ingredientes:
½ quilo de batata baroa
½ quilo de batata doce
½ copo de milharina
1 colher de chá de sal
Azeite
Medidas mundiais:
1 xícara (chá) = 240ml
1 copo americano = 200ml
Modo de fazer:
Pré aqueça o forno à 220ºC e unte dois tabuleiros com azeite.
Lave e corte as batatas em palito sem descascar.
Coloque numa bacia e misture com azeite, depois a milharina até que todas as batatas fiquem cobertas pelo flocos de milho.
Distribua todas as batatas nos tabuleiros em uma camada só.
Leve ao forno e asse por 40 minutos.
Sirva com o molho de coentro.
Bom Apetite!!!
Sanduíche de Cogumelo
Ingredientes:
100g de cogumelo shitake (aproximadamente 7 unidades)
½ cebola cortada em fatias finas
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de shoyu
1 ramo de alecrim
2 fatias de pão de centeio
½ colher de sopa de azeite trufado (opcional)
½ avocado (tipo de abacate)
2 colheres de chá de mostarda
1 folha de alface crespa
Pitada de sal marinho
Modo de preparo:
Limpe o cogumelo com papel toalha úmido.
Coloque um fio de azeite na frigideira e refogue, na cebola, o cogumelo até ficar bem macio.
Acrescente uma pitada de sal, shoyu, alecrim e azeite trufado.
Deixe refogar até murchar (aproximadamente 3 a 5 minutos).
Retire o cogumelo e reserve.
Coloque o pão na mesma panela e esquente por aproximadamente 1 minuto de cada lado.
Corte o abacate em tiras finas.
Montagem:
Separe 2 fatias do pão e passe um pouco do molho de mostarda.
Acrescente o cogumelo com as cebolas caramelizadas.
Coloque as tiras de abacate e 1 folhas de alface dobrada ao meio.
Rendimento: 1 unidade
Nível de dificuldade: Fácil
Bom Apetite!!!
Ravioli de aipim com recheio de tofu
Ingredientes para a massa:
1 xícara de aipim (mandioca)
1 xícara de farinha de milho ou fubá
2/3 xícara de araruta ou maisena
2 colheres de sopa de azeite virgem
1 pitada de sal marinho
Água
Modo de preparo da massa:
Cozinhe o aipim na panela de pressão por 20 minutos.
Escorra a água e amasse com o garfo.
Em uma tigela, misture a farinha de milho e a araruta.
Acrescente o aipim, o azeite, sal. Misture todos os ingredientes.
Abra a massa, utilizando a máquina ou o rolo de macarrão, coloque o recheio no centro e aperte as bordas com um garfo.
Polvilhe a forma com um pouco de araruta.
Coloque para cozinhar por 5 minutos em água fervente com uma pitada de sal e um fio de azeite.
Ingredientes para o recheio de tofu:
1 bloco de tofu (250g)
1/3 de cebola picada crua
½ maço de salsinha picada
2 colheres de chá de orégano
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 limão espremido
Sal marinho e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo do recheio:
Amasse o tofu com o garfo até ficar bem esfarelado.
Misture o tofu com todos os outros ingredientes.
Ingredientes para o molho:
½ xícara de castanha-do-pará de molho por 6 horas
3/4 xícara de água
3 dentes de alho
1 cebola picada
Azeite a gosto
Alecrim a gosto
Pitada de sal marinho
Modo de preparo do molho:
Refogue o alho e cebola no azeite até ficarem bem dourados.
Acrescente alecrim.
Escorra a água da castanha e bata com 3/4 de água fresca.
Acrescente o refogado no liquidificador e continue batendo.
Coloque por cima do ravioli e sirva.
Bom apetite!!!