Leite de amêndoas

                                                                                                                                                                 Foto: Cr√©ditos Gnt

                                                                                                                                                                 Foto: Créditos Gnt

Ingredientes:
1 copo de amêndoas crua
4 copos de √°gua

Medidas padr√£o:
1 xícara (chá) = 240ml
1 copo americano = 200ml

Modo de preparo:
Lave as amêndoas, deixe de molho de um dia para o outro com água cobrindo ou guarde na geladeira por mais dias. 
Escorra a água que ficou de molho, retire a película (opcional) e bata no liquidificador com a água. 
Coe em um pano fino. Se n√£o for consumir na hora, deve-se guardar o leite fresco e dura 3 dias na geladeira.

Rendimento: 1,5 litros de leite de amêndoas
Tempo total de preparo: 4 a 8 horas de molho + 5 minutos
Nível de dificuldade: fácil

Mix de quinoa e arroz integral com legumes e molho de tahine

N√£o reparem na qualidade da foto! Eu n√£o tinha uma boa m√°quina comigo na hora. Mas quis postar a foto mesmo assim, pois acho que passa bem a simplicidade do prato.

N√£o reparem na qualidade da foto! Eu n√£o tinha uma boa m√°quina comigo na hora. Mas quis postar a foto mesmo assim, pois acho que passa bem a simplicidade do prato.

Eu, minha filha e meu marido, mais outros amigos fomos passar o final de semana em Upstate NY (lugar maravilhoso para as crianças, com rios, cachoeiras e bastante mato para brincarem e respirarem bem).

Pegamos a estarda de volta ontem, paramos no cinema para ver o jogo do Brasil vs. Camar√Ķes (ah, que felicidade ver o Brasil brilhar)¬† e chegando em casa me deparo com a geladeira meio vazia, tendo que retomar o ritmo da vida na cozinha.

Tínhamos um pouco de brócolis e couve-flor já lavados na geladeira Рter vegetais sempre cortados e limpos na geladeira, salva qualquer mãe/mulher do disk pizza РQuando chegar da feira, lave alguns vegetais para deixar o trabalho na cozinha já meio caminho andado. Essa é uma ótima dica para não ter preguiça de cozinhar bem em casa.

T√≠nhamos tamb√©m um pacotinho de quinoa vermelha e uns restinhos de arroz integral e selvagem. Juntei os cereais na base de 80% quinoa e 20% de arroz. E para incrementar usei tahine, lim√£o, shoyu e √°gua para fazer o molho. Estava ficando tudo uma delicia j√° na minha cabe√ßa. Mas minha filha, fuxiqueira e louca por cozinha achou um peda√ßo de tofu e tomatinhos cerejas que ela √© apaixonada (sempre deixo ela comer os tomatinhos que ama aqui no ver√£o de NY, a cidade fica lotada dessas del√≠cias org√Ęnicas e fica dif√≠cil recusar), e pediu que eu colocasse. N√£o poderia ter ficado melhor!!!!

N√£o √© porque n√£o planejamos que n√£o ir√° dar certo. As vezes, as melhores coisas da vida acontecem sem planejamento. Um amor √† primeira vista, um beijo roubado, um filme sem expectativas, uma festa surpresa, etc. E esse prato foi assim, repentino, sem expectativas, mas uma del√≠cia. Existe um ditado aqui na Am√©rica que eu adoro: ‚ÄúNo expectation, no frustration‚ÄĚ. N√£o temos como nos decepcionar se n√£o tivermos expectativas. O que resume bem o prato de hoje: bem simples, mas muito gostoso e saud√°vel.

Receita:

  • 2 copos de mix de quinoa e arroz, (80%quinoa, 20%arroz)
  • 1/2 br√≥colis americano
  • 1/2 couve-flor
  • 100gr de tofu
  • 1 punhado de tomate cereja
  • Azeite
  • √Āgua

Molho:

  • 1/2 copo de Tahine
  • 1/2 copo de √°gua
  • 1 lim√£o
  • 1 colher de sopa de shoyu

Modo de preparo:

1.    Colocar uma panela de água para ferver com sal (o suficiente para cozinhar os legumes). Adicionar o brócolis e couve-flor a água fervente por 1 min. Retirar os legumes e colocar numa tigela, reserve a água do cozimento na panela.

2.    Lavar bem o arroz e a quinoa (esse passo é muito importante porque a quinoa contém saponina, uma resina tóxica prejudicial que é eliminada na lavagem. Normalmente os fabricantes de quinoa fazem uma pré lavagem com água alcalina para eliminar as soponinas, mas é sempre bom lavar novamente para tirar qualquer resíudo).

3.    Colocar 2 colheres de sopa de azeite virgem ou ghee na panela, adicionar o mix de quinoa e arroz e acrescentar 2 copos de água do cozimento dos legumes. Deixar ferver, tampar, baixar o fogo e cozinhar por 20 minutos.

4.    Enquanto a quinoa cozinha, prepare o molho de tahine. Misture todos os ingredientes do molho numa tigela e acrescente aos legumes. Misture bem. Pode adicionar os tomates cerejas cortados ao meio se desejar e o tofu. Eu usei tofu assado que já compramos pronto no supermercado aqui em NY. Mas pode usar o tofu firme, cru mesmo, que misturado ao molho de tahine também fica delicioso.

5.¬†¬†¬† Para finalizar, eu polvilhei um pouco de alga marinha para dar acrescentar uma boa dose de iodo natural ao prato. Eu usei essa marca de algas marinhas secas que s√£o f√°ceis de encontrar por NY, qualquer loja ou mercado de produtos naturais tem. E como estou em NY, aproveito para usar e abusar desses produtinhos incr√≠veis que fazem todas a diferen√ßa na nutri√ß√£o do prato. Essa alga que usei se chame dulse, riqu√≠ssima em iodo, o que ajuda a manter a sa√ļde da tireoide!!!

                                                                                       Foto retirada do google

                                                                                       Foto retirada do google

Ficou uma refeição divina. Melhor que qualquer restaurante e sem fazer quase nada de bagunça na cozinha. (Uma das grandes vantagens da cozinha vegana).

Pastel de Natal Baseado no Caveciuni da Vovó

caveciuni.jpg

As ceias de final de ano me remetem √† inf√Ęncia contemplando minha v√≥ na cozinha. Esse ano n√£o foi diferente e minha v√≥ comandou mais uma vez a ceia de natal. Mas dessa vez, n√£o apenas √† assisti mas a ajudei em toda a prepara√ß√£o. Minha v√≥ tem a m√£o cheia para a cozinha, e seu foco √© a culin√°ria italiana que ela aprendeu com a sogra.

O Caveciuni √© um prato natalino da regi√£o de Molise no sul da It√°lia. A escrita para o¬† o Caveciuni varia de cidade para cidade, dependendo do dialeto local. Ent√£o √© poss√≠vel encontra-lo pelo nome de cavaccuini, calciuni, cauciuni, calvezune, calcioni, calzoni de Ceci ou at√© mesmo como um ‚Äúravioli doce e frito‚ÄĚ!!!

Essa receita √© tradicionalmente feita com castanhas portuguesas e/ou gr√£o de bico, frutas secas e as diferentes tipos de nozes, t√≠picas da √©poca do natal (castanha do Par√°, avel√£, am√™ndoas, etc). E como toda boa receita que viaja o mundo √† fora, elas recebem varia√ß√Ķes de acordo com os ingredientes locais de mais f√°cil acesso. E no caso do Caveciuni aqui no Brasil, minha av√≥ adaptou o recheio feito castanha portuguesa pela batata doce brasileira. Fica uma del√≠cia, mais docinho e mais em conta.¬† Al√©m do mais, se torna um doce poss√≠vel de se fazer o ano inteiro, n√£o somente na √©poca das castanhas portuguesas. Mas aconselho fazer os pasteis somente em ocasi√Ķes especiais para n√£o perder o charme, √© claro!!!

E falando de adapta√ß√Ķes da receita. Esse ano, trabalhei com minha v√≥ na cozinha e foi a coisa mais deliciosa do natal! Aprendi muito e trocamos muitas ideais. E a cada receita tradicional de natal ele queria se aventurar a modificar alguma coisa para torn√°-la mais saud√°vel. Com o Caveciuni n√£o foi diferente e no lugar da farinha branca, do a√ß√ļcar branco e da manteiga usamos farinha integral, a√ß√ļcar mascavo e √≥leo de coco. Para o recheio tiramos as frutas cristalizadas e o a√ß√ļcar. E para arrematar, assamos e n√£o fritamos. Enfim, virou um pastelzinho doce de forno.

Ficou uma delicia que até a minha avó se surpreendeu!!! E olha que ela gosta de comida muuuuito gostosa.

E como ainda temos o ano novo pela frente vale muito fazer essa receita com as sobras dos ingredientes da ceia de natal!!!

flor.jpg

Pastel Doce de Natal (caveciuni)
Rendimento: 30 pasteis

Recheio:

  • 1 batata doce m√©dia
  • ¬ľ copo de castanha de caju
  • ¬ľ copo de castanha do Par√°
  • ¬ľ copo de avel√£
  • ¬ľ copo de am√™ndoas
  • ¬Ĺ copo de ameixa seca sem caro√ßo e deixada de molho
  • ¬Ĺ copo de figo seco sem adi√ß√£o de a√ß√ļcar
  • 1 punhado de nozes picada com a faca
  • 2 colheres de cacau em p√≥
  • 1 a 2 copos de vinho tinto
  • 1 colher de sobremesa de raspas de laranja
  • canela e noz moscada √† gosto

1.     Cozinhe a batata doce na água ou no vapor até ficar bem molinha. Enquanto a batata cozinha, bata as castanhas, avelã e amêndoas no processador até ficarem grossamente trituradas. Pique as nozes na faca deixando elas em pedaços médios. Reserve.

2.     Quando a batata estiver pronta, tire a casca e bata no processador ou passe no espremedor de batata. Coloque todos os ingredientes do recheio numa panela média e ligue o fogo alto. Mexa bem e deixe ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 -15min ou até ficar com a consistência de uma geléia bem grossa. Enquanto o recheio esfria, prepare a massa.

ceveciuni 3.jpg

Massa:

  • 1 copo farinha de trigo integral
  • 1 copo farinha de trigo branca
  • 2 colheres (sopa) de a√ß√ļcar mascavo
  • 1 pitada de sal marinho
  • 2 gemas de ovo
  • 3 colheres (sopa) de √≥leo de coco ¬†
  • 2 colheres de sopa de anisette (licor de anis)

1.¬†¬†¬†¬† Misture as farinhas, sal e a√ß√ļcar numa tigela. Adicione as gemas, √≥leo e anisette. Misture tudo com a m√£o at√© formar uma massa homog√™nea. Leve a massa para uma superf√≠cie lisa e trabalhe a massa por uns 5 min, adicionando mais farinha se precisar. Deixe descansar numa bacia por 15 minutos.

Montagem:

1.     Polvilhe uma superfície lisa com um pouco de farinha e abra a massa com a ajuda de um rolo. Ela deve ficar bem fina, mas não tão fina como uma massa de macarrão.

2.     Corte em tiras de 4 dedos de largura e coloque 1 colher de chá cheia do recheio em cima da massa. Dobre a massa envolvendo o recheio como se estivesse fazendo um pastel e corte com a ajuda de um copo.

3.     Junte os pedacinhos de massa que sobrar dos recortes do pastel e abra novamente até acabar a massa. Mas também pode reaproveitar a massa, enrolar e fritar. Vira um delicioso bolinho de chuva pro lanche da tarde acompanhado de uma xícara de chá verde!!!

 

 

 

 

Hamburguer de Feij√£o

                                                                                                                                                                        Foto: Cr√©ditos GNT

                                                                                                                                                                        Foto: Créditos GNT

Ingredientes:
1 copo de feij√£o preto (deixado de molho por 2 horas)
1 copo de arroz integral cateto (deixado de molho por 2 horas)
1/2 cebola vermelha, picada em cubinhos
2 colheres de ch√° de p√°prica defumada (veja onde encontrar )
¬Ĺ x√≠cara de coentro picado
1 copo de semente de girassol, tostada
4 dentes de alho picados
1 colher de ch√° de azeite de oliva extra-virgem
Sal marinho
Pimenta do reino

Modo de preparo:
Coloque o feijão pra cozinhar na panela de pressão por 30 minutos. 
Desligue e reserve. 
Enquanto o feijão cozinha, coloque o arroz pra cozinhar com 2 copos de água na panela comum, por 45 minutos. 
Se tiver arroz dormido na geladeira pode usar também. 
Quando o arroz estiver pronto, deixe esfriar e reserve. 
Coloque a cebola descascada no processador de alimentos e pulse até ficar picadinha. 
Retire do processador e passe para uma tigela. 
Combine o alho, especiarias, sal, sementes de girassol e azeite no processador de alimentos e pulse até a textura se assemelhar à farinha de rosca. 
Adicione o coentro e o pulse até o coentro estiver bem incorporado. 
Transfira a mistura para a tigela com a cebola. 
Coloque o feijão preto e um pouco de água no processador de alimentos e processe até ficar homogêneo. 
Adicionar esta mistura à tigela, juntamente com o arroz. 
Misture (de preferência com as mãos), completamente, e experimente o tempero Рvocê pode querer adicionar mais sal , especiarias ou ervas neste momento. 
Pegue um pouco da massa de feij√£o e modele em forma de hamb√ļrguer. Deve dar em m√©dia 8 hamb√ļrgueres.¬†
Certifique-se que os hamb√ļrgueres n√£o s√£o muito finos pois eles podem desmontar.¬†
Unte uma assadeira com azeite e leve ao forno por 30 minutos √† temperatura de 200¬ļC.¬†
Alternativamente, você pode fazer na frigideira ou na grelha.

Rendimento: 6 a 8 unidades
Tempo total de preparo: 1 hora
Nível de dificuldade: médio

Bom Apetite!!!

Creme de Milho Verde

                                                                                                                                                                         Foto: Cr√©ditos GNT

                                                                                                                                                                         Foto: Créditos GNT

Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite ou ghee
2 cebolas médias picadas
5 dentes de alho picado
1 talo de aipo
2 colheres de ch√° sal marinho
4 espigas de milho fresco
5 xícaras de água
1 colher de sopa de suco de lim√£o
Folha de coentro para enfeitar

Modo de preparo:
Aqueça o óleo em uma panela grande em fogo médio. 
Quando estiver bem quente, adicione as cebolas, o alho e o sal , e cozinhe por 3 minutos até ficarem macios. 
Enquanto a cebola e o alho estão cozinhando, retire os grãos do milho cortando na vertical de cima para baixo. 
Adicione o aipo, os grãos de milho e sal na panela e mexa. 
Cozinhe por 5 minutos, em seguida, adicione a água. 
Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe até o milho ficar amarelo, brilhante e doce (cerca de 10 a 15 minutos). 
Uma vez que o milho estiver cozido, retire a panela do fogo e transfira a sopa para um liquidificador. 
Bata até que esteja completamente lisa. 
Volte a sopa para a panela para manter aquecido, se necessário. 
Sirva com alho-poró frito e pimenta do reino.

Rendimento: 8 por√ß√Ķes
Tempo total de preparo: 50 min.
Nível de dificuldade: médio

Acompanhamentos:
‚ÄĘ Croutons ‚Äď p√£o no forno com azeite e or√©gano.
‚ÄĘ pipoca de arroz ‚Äď deixar o arroz integral cozido secar ao sol. Depois, fritar os gr√£os.
‚ÄĘ alho-por√≥ frito ‚Äď misturar com um pouco de farinha e fritar.

Tempo total de preparo pipoca de arroz: 2 dias no sol + 10 min.
Tempo total de preparo alho-poró frito: 30 min.
Nível de dificuldade: médio

Bom Apetite!!!

Arroz Integral

                                                                                                                                                                         Foto: Cr√©ditos GNT

                                                                                                                                                                         Foto: Créditos GNT

Ingredientes:
2 copos de arroz integral cateto
1 colher de sopa de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
Sal marinho

Medidas padr√£o:
1 xícara (chá) = 240ml
1 copo americano = 200ml

Modo de preparo:
Refogue o alho até ficar dourado. Acrescente a cebola. 
Refogue mais um pouco e coloque o arroz. 
Frite o arroz e coloque a água e o sal. 
Tampe após ferver, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos.

Rendimento: 4 por√ß√Ķes
Tempo total de preparo: 40 min.
Nível de dificuldade: médio

Bom Apetite!!!

Barrinha de cereal caseira

                                                                                                                                                                        Fonte: Cr√©dito GNT

                                                                                                                                                                        Fonte: Crédito GNT

Ingredientes:
¬ľ copo de am√™ndoas torradas
¬ľ copo de castanhas do par√°
¬ľ copo de castanha do caju torradas
1/3 copo de pasta de amendoim
2 colheres de sopa de √°gua
12 t√Ęmaras sem caro√ßo
1 colher de sopa de semente de abóbora sem casca torrada
2 colheres de sopa de goji berry (pode ser substituída por passas)

Medidas padr√£o:
1 xícara (chá) = 240ml
1 copo americano = 200ml

Modo de preparo:
Colocar as t√Ęmaras na √°gua de molho por no m√≠nimo 10 minutos.
Bater no processador a pasta de amendoim, as t√Ęmaras e a √°gua.¬†
Reservar. Bater as castanhas do caju, as amêndoas e as castanha do pará. 
Juntar todos os ingredientes triturados em um tigela. 
Acrescentar a goji berry e a semente de abóbora. 
Colocar em uma assadeira moldando com as mãos. 
Levar para a geladeira por no mínimo 1h.

Rendimento: 6 unidades médias

Bom Apetite!!!

Pipoca à baianada

                                                                                                                                                                         Foto: Cr√©ditos GNT

                                                                                                                                                                         Foto: Créditos GNT

Ingredientes:
¬ľ copo de milho de pipoca
2 colheres de sopa de azeite de dendê
1 colher de chá de caldo da pimenta de sua preferência (opcional)
Sal marinho a gosto

Medidas padr√£o:
1 xícara (chá) = 240ml
1 copo americano = 200ml

Modo de preparo:
Esquente o azeite de dendê em uma panela. 
Coloque a pimenta (opcional), o milho da pipoca, tampe e deixe em fogo médio. 
Quando os gr√£os pararem de estourar, desligue o fogo e aguarde alguns minutos para retirar da panela.

Rendimento: 4 por√ß√Ķes
Tempo total de preparo: 10 min.
Nível de dificuldade: fácil

Bom Apetite!!!

Arroz Vermelho

                                                                                                                                                                         Foto: Cr√©ditos GNT

                                                                                                                                                                         Foto: Créditos GNT

Ingredientes:
1 xícara arroz vermelho
2 xícaras de água
Sal
1/4 de cebola picada
2 dentes de alho
1 colher de ch√° de azeite

Modo de Preparo:
Refogue o alho e cebola no azeite. 
Adicione o arroz, √°gua e sal e deixe cozinhar por 35-40 minutos na panela.

Rendimento: 4 por√ß√Ķes
Nível de dificuldadde: Fácil

Bom Apetite!!!