Um dia
eu estava procurando na Internet uma alga para ser usada como suplemento na
dieta da minha família, quando me deparei
com a Chlorella. Dois dias depois, pra minha surpresa, eu pude ver esta alga
através de um microscópio na minha aula de microbiologia. Fiquei tão feliz em ver aquele microorganismo verde brilhante, que decidi por
escrever um pouco sobre ele.
A Chlorella é uma
alga unicelular muito pequena que cresce dentro da água, contendo um núcleo e uma enorme
quantidade de clorofila. A Chlorella tem sido utilizada como suplemento alimentar por centenas
de anos por tribos nativas, mas foi somente em meados dos anos 40 que
pesquisadores acreditaram que a tal alga poderia ser usada para alimentar a
crescente população mundial. Essa alga foi
escolhida por cientistas, ao invés de outros alimentos,
pela grande quantidade de proteína nela contida (58%),
além das muitas vitaminas e minerais (vitaminas
do complexo B, vitamina C e E, magnésio,
potássio, cálcio,
zinco e outras). Ela também tem gorduras, carboídratos e fibras. Porém, a presença da vitamina B12 e sua digestibilidade humana ainda é discutida, pois diferentes estudos mostram diferentes resultados
(positivo e negativo).
Resumindo, a Chlorella contém a mais ampla gama de
nutrientes já encontrada em uma única fonte alimentar. Mas o custo de produzir Chlorella em larga escala
é tão
alto que a indústria alimentícia optou por investir em soja e grãos integrais.
A Chlorella tem mais vitamina B12 do que um bife de fígado, e tem também uma grande quantidade de beta-caroteno, um antioxidante que inibe o desenvolvimento de radicais livres. A eficiência fotosintética dela permite a produção de mais proteína por área que qualquer outra planta. Além do mais, Chlorella contém todos os vinte aminoácidos (os essenciais e os não essenciais), portanto tornando-se uma proteína completa. Esta é uma excelente notícia para os vegetarianos que geralmente dependem da mistura de proteínas incompletas como arroz e feijão para adquirir proteína suficiente.
A chlorella oferece muitos outros benefícios a saúde do homem. Um deles é a ajuda na desintoxicação e oxigenação do sangue garantido pela presença de clorofila, pois a chorella tem a maior quantidade de clorofila já encontrada em uma planta. A clorofila, junto com outros elementos coleta as toxinas e as expulsam do organismo; fazendo um tipo de varredura no sangue. A elevada quantidade dos ácidos nucleicos, DNA e RNA, contidas na Chlorella ajuda na proteção contra os efeitos da radiação ultra-violeta. A luteína, um outro nutriente encontrado na alga, é tido como estimulador de boa visão.
Eu pesquisei entre as marcas que vendem Chlorella como suplemento alimentar e avalio a Sun Chlorella USA como a melhor. Chlorella é uma planta, portanto as paredes das suas células são rígidas e precisam ser quebradas para que o ser humano possa digerir seu conteúdo. Esta marca é bastante cuidadosa com este processo, utilizando um equipamento que pulveriza a parede das células da planta sem o uso de aquecimento ou químicos, que podem causar danos aos preciosos nutrientes que ela guarda. http://www.sunchlorellausa.com
Bela,
Você recomendaria tomar a cápsula antes do almoço?
Obrigado pela dica. Adoro suas dicas.
Bjão, Lucas
Oi Lucas,
pode tomar antes do almoço sim, sem problema.
Att,
Oi Bela,
vc sabe como armazená-las? Comprei uma caixa (dos comprimidos, não sei se é a única forma comercializada) no whole food e tomava diariamente. Antes mesmo de consumir 10% dos comprimidos, reparei que elas tinham mofado! Foi tudo pro lixo… 🙁
Obrigada!
Oi Renata,
os comprimidos são uma das melhores formas de tomar a chlorella. E o aparecimento do mofo é um bom sinal, pois quer dizer que não contém muita química nem conservante no produto. Para não acontecer de mofar novamente, guarde a caixa sempre na geladeira.
Um abraço,
Bela, você acha necessária a ingestão de suplementos? Com a alimentação do dia-a-dia não ingerimos tudo o que precisamos?
Há uma contradição no artigo: primeiro voce diz que a presença de b12 é discutida e depois que ela tem mais b12 do que um bife.
Pesquisando, não há nada conclusivo a respeito de poder ou não usá-la como suplemento da b12, uma vez que os processos de quebra da parede, desidratação e tals podem (não estou dizendo que acontece e sim que pode! ) danificar essa vitamina de forma que ela não seja mais aproveitável. Afinal, tem alguma crorela que dá pra usar pra suprir a b12? É se não, o que eu posso usar pra suprir que não seja a carne?