Macrobiótica: Seminário de Inverno
Há dois anos atrás, agosto de 2012, fui ao seminário de macrobiótica com o Professor Tomio Kikuchi em Mairiporã – SP, como mencionei no posto O que nossos dentes dizem sobre a nossa alimentacão? Foi uma semana incrível, no meio do mato, onde as pessoas não faziam nada além de aprender, comer e respirar a macrobiótica.
Fui com minha filha Flor, que hoje tem 5 anos mas na época estava com 3. Ela se divertiu tanto, cozinhou, brincou e aprendeu muito com outras crianças que também se alimentam de acordo com os nossos princípios. Acho que ela aproveitou mais do que eu! Foi bom para que ela percebesse que ela não é a exceção, e que não há nada de estranho na forma como ela come e como se relaciona com a vida e os alimentos. Na verdade, ela é somente mais uma garota que adora arroz integral, tofu, bardana e chá de raíz de lotus. Acho que também foi muito importante pra que nós duas compartilhássemos nossas experiências, nossas dificuldades, e nossos momentos de felicidade com outras famílias que também encontram os mesmos obstáculos ao tentar criar seus filhos da maneira mais natural em relação a saúde e alimentação. Não tive que preocupar com doces ou balas, comida industrializada, mídia de massas, poluição, etc… Foi uma semana de paz e alegria com famílias felizes, conversas maravilhosas, num ambiente lindo, e com alimentação saudável. Aprendi muito nessa semana, o que foi também uma excelente oportunidade para amadurecer minhas idéias e evoluir meus pensamentos!
Sou muito feliz e grata pela orientação do Mestre Kikuchi, que já nos seus 89 anos nos dá grandes ensinamentos e respostas. Ele é um grande exemplo a se seguir. Obrigada!!
oi bela !
estou encantada com o seu programa e com você.
sou vegetariana há 15 anos e tenho um filho de 1 ano e dois meses. ele não é vegetariano, mas tem uma alimentação muito saudável. come arroz integral, grãos, legumes e frutas. nunca comeu nada industrializado, açúcar e queijo. suco, só de laranja da ilha e muito raramente.
o pediatra me disse que a carne era essencial para o desenvolvimento dele, pelo menos, até os dois anos de idade e, como não sou médica ou nutricionista, não tive coragem de assumir essa responsabilidade e acabei por introduzir na alimentação dele a carne. sei como os pediatras são antiquados, mas me rendi, até porque o pai não é vegetariano.
o que você pensa disso ? sua filha é vegetariana ?
obrigada,
camila
o que você
. não come nada de industrializados e nunca comeu açúcar
pois não tive coragem
Oi Camila,
Entendo perfeitamente sua insegurança em relação na criação alimentar do seu filho. Ouvimos tanta coisa diferente que às vezes ficamos sem saber como agir. Mas criança pode crescer vegetariana sem o menor problema e sem nenhuma deficiência nutricional. Só é preciso ficar atenta a dieta. Minha filha foi vegetariana até os 3 anos de idade. Amamentei até os 2 anos e nunca dei leite de vaca para ela ou fórmula. Hoje ela come animal muito de vez em quando porque ela gosta, mas continua sem o leite.
Se vc criar seu filho vegetariano, mas comendo ovo e iogurte de cabra de vez em quando não tem pq se preocupar nutricionalmente. Mas se for vegano, terá que dar alimentos fortificados com vitamina B12 e D.
Parabéns por se preocupar com a alimentação do seu filho. Sempre que puder ajudar, estarei aqui. Um abraço!
Ola Bela
Descobri vc e um mundo de novas possibilidades na GNT de lá pra cá venho pesquisando e procurando entender a alimentação como nutrição e não somente como desejo e satisfação porém, estou confunsa. Tenho três filhos e descubro a cada dia que os enveneno com alimentos processados sem saber. Procuro alternativas e as uso e logo depois decubro que tambem não são. Agora estou aqui em seu blog a procura de resposta. Abraços .
Não tenho um conhecimento ou vivência tão grandes com a Macrobiótica, mas tanto do que eles (casal Kikuchi) escreveram há tantos anos vem se confirmando "cientificamente" (para mim, eles e outros autores "alternativos" são bem científicos).