O jejum é uma das melhores formas de desintoxicação e cura! Quem se interessar pela informação, deve procurar saber mais sobre o assunto. Peça conselho para um bom profissional de saúde, leia a respeito e pesquise. Só assim abrimos horizontes para novos paradigmas e novos tratamentos não convencionas (porém muito funcionais) para uma boa saúde!
Existem vários tipos de jejum, o jejum entre as refeições, o jejum onde comemos poucos grupos de alimentos ou só um alimento (monodieta), o jejum líquido e o jejum absoluto. Todos funcionam e levam ao mesmo lugar, mas de maneiras diferentes.
O jejum entre as refeições ajuda aqueles que não estão preparados para um jejum absoluto. É mais fácil para se acostumarem com a ideia de não comer. Esse tipo de jejum, pode e deve ser feito com frequência.
Ficar alguns dias comendo somente vegetais pode ser benéfico principalmente para quem andou comendo demais, ou para quem quer mudar o hábito alimentar. Ficar entre 3 a 10 dias comendo vegetais cozidos levemente no vapor ou em forma de sopa é um bom jeito de mudar os hábitos alimentares, a saúde e a forma de pensar sobre comida. Comer os vegetais crus, em forma de saladas por exemplo é mais indicado para quem tem uma constituição mais quente, com excesso de muco, excesso de peso, inflamações, candidíase, e quer se sentir mais leve. Os vegetais cozidos são mais indicados para aqueles de energia fria e com uma constituição física mais leve, fina, magra, pele seca e tendência a problemas pscicológicos e nervosos.
A monodieta é feita com o consumo de somente um alimento. Na macrobiótica por exemplo, o jejum de arroz integral ou papa de arroz integral é muito conhecido e explorado. Esse tipo de dieta, por alguns dias, também é uma boa preparação para um jejum absoluto.
O jejum absoluto é o mais eficiente de todos. Em pouco tempo você já percebe os benefícios de um jejum: melhora do sono, mais sonhos, mais descanso, mais alerta, mais energia, etc. Porém, não são todas as pessoas que estão aptas a jejuar do dia para a noite. O jejum absoluto é bom, mas não pra todo mundo, nem em todos os períodos da vida. Assim como comer, não é sempre que devemos comer de tudo. Diabéticos dependentes de insulina e grávidas por exemplo devem preferir seguir uma monodieta, por exemplo.
Para pessoas saudáveis, sem nenhuma condição relevante de saúde, o jejum é uma excelente forma de desintoxicação. Não comer nada, mas beber água ou chá por 24, 48 ou 72 horas é benéfico ao organismo. O poder do jejum é muito grande. Quando o nosso corpo começa a utilizar gordura como uma forma de energia, criamos substâncias bioquímicas que alimentam o cérebro, nos deixando mais alerta e com mais clareza mental. A estação da primavera é a ideal para se começar um jejum (e ela está chegando, hein)!!!
Quando ficarem doente, não pensem em o que devem comer para melhorar, mas sim, no que devem deixar de comer!
Pesquisem mais sobre o ato de jejuar. Os autores: George Oshawa, Tomio Kikuchi, Paul Pitchford e os ensinamentos da Ayurveda, Macrobiótica e Alimentação Viva explicam muito bem sobre esse assunto.
Eu adoro o jejum, sou adepta há alguns anos e me sinto muito bem. Vira e mexe vocês verão textos meus sobre esse incrível método de cura física, mental e espiritual!
Muito legal, o jejum é ótimo e espiritualiza, mas sempre pratico de meio dia 24h, erá um desafio obrigada pela dica querida.
Veja como a Bíblia é atual. Sou cristã( evangélica) e já pratico jejum há tempos. Mas sempre com intuito espiritual. Bom saber. Bjs
Valeu Bela, mas um texto esclarecedor e estimulante! estou comendo verduras e frutas a quase dois meses por conta de uma crise se vesícula. Como adotei a alimentação saudável há alguns anos não é muito difícil. Parece que está funcionando. Se souber algo sobre essa limpeza do fígado e vésicula…ficaria grata!
Bela qual a melhor forma de começar um jejum, para quem nunca o praticou?
já fiz mono-dieta , e Adorei 7 dias de arroz integral sem nenhum tempero apenas pimenta branca .Tres dias de mamão , 2 dias de inhame .A ultima não consegui fazer era com maxixe .
além de emagrecer , me senti como uma energia incrível , a pele o cabelo ficaram maravilhosos .Senti meu organismo expulsando tudo de ruim.
Bela, adoro seu programa e suas dicas .
Obrigada
incrivel, mas de vez em quando faço retiros de yoga.. são perfeitos! também servem para limpeza do organismo! _/_
incrivel, mas de vez em quando faço retiros de yoga.. são perfeitos! também servem para limpeza do organismo! _/_
Ainda não entendi porque isso pode ser benéfico. Cuidado ao comentar isso com tantos distúrbios alimentares que ocorrem por aí. Já estou sobre distúrbios alimentares? #vaiadica
Deixa de ser idiota, garota. Isso aqui é um site pra quem é saudável. É um site para quem se preocupa com seu bem estar. O jejum é, sim, um santo remédio.
Bela eu como eu te amo. Depois q comecei a ver teu programa na GNT e estudar mais sobre os alimentos posso dizer q me transformei para melhor. Adoro suas dicas, as comidas, e o seu carisma.
Obrigada Bela por dividir seu conhecimento conosco.
A cada texto do seu blog descubro maneiras alternativas de viver (algumas inclusive já pratico há um tempo) e de me alimentar de uma maneira saudável e ideal.
Abraços
Cris
Olá Bela, adorei saber e entender um pouco mais sobre jejum, admito que nunca pratiquei e que agora mais informada mal posso esperar para tentar. Mas tenho uma dúvida sobre ele, durante um jejum pode-se continuar a vida ativa normal, como os exercícios físicos?
Beijos,
Nicole
Oi Bela! Vc poderia fazer um post sobre panelas? Qual escolher… a que não passa resquícios tóxicos para o alimento… etc
obrigada pela sugestão!! Abraço, Bela.
Oi Bela!
Parábens pelo seu programa! Já vi e revi todos os episódios e to adorando seu blog! Você é uma simpatia e tem uma simplicidade incrivel! Aqui em casa tá todo mundo adotando alguns hábitos mais naturais por conta das suas receitas e dicas! Parabéns e sucesso!! To na torcida pra que existam muitas e muitas temporadas no do seu programa!
fico mt feliz em saber q o programa tem ajudado nessa busca por novos hábitos! Já estamos na 2 temporada do programa com mts receitas deliciosas e saudáveis pra vcs! Abraço em todos, Bela.
Olá! Que delícia conhecer seu blog! Eu adoro jejuns e tenho feito deles, recentemente, um hábito! Um dia desses eu estava a mais de 24h em jejum e uma amiga disse que para mulheres, o correto é no máximo 16h, mas que isso pode ocorrer um desequilíbrio hormonal. Isso é um mito, né? Posso fazer jejuns mais longos? Beijão!
Bela, comecei te assistir qdo percebi q suas receitas são naturais!
Fiquei muito feliz em saber que finalmente a TV colocou a melhor nutrição para os telespectadores!
Me tornei sua fã! Você não imagina como gosto de te assistir, vejo várias vezes o mesmo episódio para gravar bem suas informações! Vou começar a escrever um caderno sobre alimentação natural!
Quem me introduziu a esse mundo maravilhoso com maestria e muito conhecimento foi meu médico Dr.Alexandre Feldman, que também me surpreendeu, dentre vários médicos que hoje em dia nem falam sobre alimentação! E ele me trata apenas com alimentação!
Parabéns pelo seu trabalho!
que bom saber! pra lhe ajudar com o seu caderno, postei alguns livros como indicação aqui no blog! E o livro do programa esta saindo do forno!! Forte abraço, Bela.
Ei Bela, sou intolerante à lactose, tenho sérios problemas com alimentos ácidos e vários outros que ainda não descobri. Comecei vendo seu programa e me interessei pela Ayurveda, onde vi que está a solução pra todos os meus problemas de restrições alimentares. Levei a questão pro meu nutrólogo que está me ajudando muito a me adaptar a esse novo estilo de vida, o que não tem sido fácil.
A questão no caso é que, já havia lido sobre o jejum e tentei fazer em forma de desintoxicação pra começar uma nova alimentação a partir dali, porém, isso me proporcionou muitos gases e uma dor insuportável. Será que é porque meu organismo ainda não está 100% pronto pra receber essa nova rotina?
Olá Bela, boa tarde!
Amo seu programa e sempre faço suas receitas em casa.
Estou me tornando vegetariana, já perdi 10 kg. Minha saúde mudou: disposição, alegria, pele, unha e cabelos estão lindos!
Meu esposo e eu só comemos alimentos naturais e nos sentimos ótimos.
Parabéns pelo seu programa, pelo seu amplo conhecimento e simpatia!
Abraço especial
Jacqueline Balotari
Presidente Prudente – SP
que bom, tentarei no que puder, principalmente com alinetaçãio viva! que é om melhor para meu caso!
Parabéns Bela!!! pela promoção da consciência alimentar!! Gostaria de te perguntar acerca do jejum se é igualmente efetivo para o homen e para a mulher…Obrigada!
Sim. O jejum é benéfico tanto para o homem quanto para a mulher. Em todo o caso se deve fazer o jejum em períodos que o nosso corpo esteja apto para um jejum, no caso das mulheres durante a gravidez e amamentação não seria indicado.
fundamental
Olá Beliinaa (me sinto super íntima, desculpa, rs)
Então, eu gostaria de tentar fazer, no entanto, o que fazer com o sentimento de fraqueza e com a pressão?
E pessoas que tomam medicamentos (anticonvulsivos e psicotrópicos) podem jejuar?
Obrigada,
Adoro você e seu programa,
Parabéns.
Olá Bela, assisto seu programa já algum tempo e agora descobri seu blog. Tenho bastante interesse sobre o jejum como forma de desintoxicação, mas gostaria de saber quais os chás são indicados para fazer essa desintoxicação, uma vez que, tenho oscilações de pressão e alguns não são muito indicados nesses casos. Obrigada.
Nossa, agora entendo porque meu meu primo jejua toda sexta-feira. Ele faz jejum de 24h. Achei muito interessantes o texto e vou experimentar comer mais legumes, pois sofro com crises de candidíase. Faz tempo que estou tentando mudar minha dieta, melhorar minha alimentação e estou aprendendo coisas incríveis com seu programa! Obrigada Bela! Você É show!!
Oi Ana,
no seu caso o jejum não é recomendado. Trate a candidiase primeiro e depois faça o jejum. Trate com uma dieta livre de açúcar e carboidratos refinados de todos os tipos. Reduza ao maximo a quantidade de carboidratos integrais e complexos como: arroz integral, raizes ricas em amido, feijões, etc. Retire leite e derivados e se puder consuma alguns produtos fermentados como as conservas.
abs, Bela
Olá Bela! Não perco seu programa de jeito nenhum! Além de acompanhar tudo o que vc faz e dá dicas na internet, instagram, Youtube, etc… Lá em casa, meu filho até fala que tudo que eu faço ou falo sobre comida, tem Bela cozinha no meio kkkkkkk
Eu já vinha seguindo uma alimentação mais saudável faz uns 2 anos, quando decidi que precisava emagrecer ( Eu perdi 20kgs nesse tempo). Mas, depois de conhecer você, pude entender que vai muito mais além de perder peso. Sei que o processo é longo, mas, já tô no caminho, e graças a você e suas dicas me sinto cada dia mais motivada!!! Obrigada por fazer parte da minha vida e do meu dia a dia mesmo sem saber. Bjs e parabéns pelo seu trabalho!!!
Oi Nice,
obrigada a vc pelas palavras e continue nesse caminho, pq ele é para sempre.
abs, Bela
Ola Bela, estou amando seus programas! E suas dicas! Vcs faz o seu jejum de agua e cha por quantos dias consecutivos? Eu nunca fiz, mas estou querendo experimentar.
Bjs pra vc
Patricia
Parabéns Bela!! Seu trabalho é muito lindo, acabei de assistir a sua entrevista no Marília Gabriela e não sei como, mas você conseguiu me encantar ainda mais com o seu jeito de transmitir o seu conhecimento! Já mudei muitos hábitos ruins e cada vez que assisto o seu programa acrescento algo maravilhoso em minha vida!!
Obrigada Bela, gosto muito do seu trabalho e do seu estilo de vida. Você me inspira a ter uma vida mais saudável 🙂 sou adepta ao Jejum, mas aprendi muito mais lendo este post. Beijos e sucesso.
Belaaaaa <3
Estou aqui firme no meu 7o. dia de Arroz Integral. Me sinto ótima! 🙂
Gracias sempre pelas belas dicas.
Que bom! Depois conta como foi 🙂
Olá Teresagenia!
Fiquei interessada nesse monojejum de arroz integral.
Você poderia dar mais detalhes, tipo quantas vezes por dia come, é sempre do mesmo jeito que faz, ou varia os temperos, faz arroz doce também?
Obrigada
Olá Bela.
Parabéns pelo estilo de vida, pelo conhecimento e pela disposição em distribuí-lo com a sociedade, através do seu programa, site e redes sociais.
Tenho uma pequena de 1 ano e 4 meses e sigo os seus ensinamentos para promover a educação alimentar e cuidar da saúde de todos em casa.
Muito obrigada!
Abraços.
Marília Gabriele Bastos – Salvador/BA
Não tem nada que me faça mais feliz do que ler este tipo de comentário. Eu é que agradeço!
Bjs pra todos da família
Oi Bela,
vim aqui pedir uma ajuda porque já estou desesperada.
Já fazem 6 anos que sofro com uma dermatite muito forte nas mãos e sempre os dermatologistas (já fui em vários) diziam que era pelo contato com sabonete, detergentes, esmaltes etc. Já cortei tudo isso (inclusive tomo banho de luva) e já usei mil tipos de cremes e nada da minha dermatite sarar.
De um tempo pra cá, venho testando mudar a alimentação, tirar o glúten, o leite etc. Mas quando tirei o leite e comecei a ter hábitos mais saudáveis minha mão até piorou. Foi então que fui num alergista e descobri q tenho alergia a maça, abacaxi, limão e cacau (e fez sentido a minha piora, pois quando cortei o leite, o substitui por limão, suco verde etc).
Bom, já cortei esses alimentos que o médico disse que tenho alergia, e apesar de ter melhorado um pouco, ainda não curei. Acredito que ainda tem alimentos que tão prejudicando minha pele, mas não consegui descobrir.
Foi aí que descobri esse seu post e acho que o jejum pode ser que faça mto bem para o meu organismo desintoxicar. Como ainda não consigo ficam em jejum completo, qual tipo de jejum de um alimento só eu poderia fazer? Arroz integral ou inhame? E por quantos dias?
Sei que talvez vc não queira me prescrever nada sem me conhecer, mas eu não tenho dinheiro no momento pra procurar um especialista e do jeito que estou desesperada devo testar esse jejum mesmo sem ia ao médico. Se puder, por favor, me dê uma ajuda!
Mil desculpas pelo incômodo,
Oi Bela,
vim aqui pedir uma ajuda porque já estou desesperada.
Já fazem 6 anos que sofro com uma dermatite muito forte nas mãos e sempre os dermatologistas (já fui em vários) diziam que era pelo contato com sabonete, detergentes, esmaltes etc. Já cortei tudo isso (inclusive tomo banho de luva) e já usei mil tipos de cremes e nada da minha dermatite sarar.
De um tempo pra cá, venho testando mudar a alimentação, tirar o glúten, o leite etc. Mas quando tirei o leite e comecei a ter hábitos mais saudáveis minha mão até piorou. Foi então que fui num alergista e descobri q tenho alergia a maça, abacaxi, limão e cacau (e fez sentido a minha piora, pois quando cortei o leite, o substitui por limão, suco verde etc).
Bom, já cortei esses alimentos que o médico disse que tenho alergia, e apesar de ter melhorado um pouco, ainda não curei. Acredito que ainda tem alimentos que tão prejudicando minha pele, mas não consegui descobrir.
Foi aí que descobri esse seu post e acho que o jejum pode ser que faça mto bem para o meu organismo desintoxicar. Como ainda não consigo ficam em jejum completo, qual tipo de jejum de um alimento só eu poderia fazer? Arroz integral ou inhame? E por quantos dias?
Sei que talvez vc não queira me prescrever nada sem me conhecer, mas eu não tenho dinheiro no momento pra procurar um especialista e do jeito que estou desesperada devo testar esse jejum mesmo sem ia ao médico. Se puder, por favor, me dê uma ajuda!
Mil desculpas pelo incômodo,
oi Bela,
sou preguiçosa e como demais! tenho 54 anos e ta tudo errado na minha dieta, mas o pior mesmo é que sei disso mas sinto muita, mas muita fome mesmo!!! tento disfarçar com água e até dormindo, mas o monstro da fome me rodeia! tem alguma super dica?
Helô
Fui adepta a uma dieta vegana por mais de 15 anos e comecei a comer ovos há uns dois anos. Entrei no período do climatério e me vejo com uma fome voraz 24 horas por dia…está difícil controlar. Aparentemente não tenho nada físico…você teria alguma indicação de alimentos que podem ajudar nessa fase e amenizar esses sintomas? Agradeço desde já sua atenção e pelas dicas tão valiosas para a melhora da saúde.
Oi Bela! Veja bem…
Diabéticos já fazem um jejum permanente de certos alimentos que, não são indicados pelo consumo do mesmo. Como por exemplo as "bobagens industrializadas."
Sendo que esse diabético tenha a diabetes tipo1, pode-se fazer um jejum de outros tipos de alimentos? Ou para sempre a dieta deve ser totalmente equilibrada,sem nenhuma interrupção?