Os doces de uma forma geral não fazem muito bem à saúde, e eles devem ser evitados ao máximo. Mas eu sei que algumas vezes - principalmente para as mulheres durante a TPM – ansiamos por um doce. Então quando isso acontecer, qual é o açúcar mais indicado que possamos usar?
Antes de chegarmos a resposta, vou procurar explicar toda a bagunça e confusão que o açúcar refinado faz com nosso organismo.
As conseqüências da presença de carboidratos refinados na nossa alimentação (açúcar branco, arroz branco, farinha branca, etc) são devastadoras. Antes de tudo, trata-se de um alimento altamente ácido que, a fim de ser digerido, precisa que alguns minerais (especialmente o cálcio) sejam retirados de alguns órgãos (especialmente dos ossos) a fim de ajustar o pH do sangue e trazê-lo para suas taxas normais. O pH sanguíneo normalmente varia de 7,35 a 7,45; quando sai dessa faixa, pra cima ou pra baixo, as nossas células não conseguem trabalhar corretamente, e se nada for feito para corrigir, acabamos entrando em coma e/ou morrendo. Mas, nosso organismo é muito inteligente e ele fará tudo que puder para manter o pH sanguíneo dentro da faixa correta. Quando ingerimos algum alimento muito ácido, como açúcar refinado, por exemplo, nosso organismo se utiliza de um mecanismo para manter o pH em níveis saudáveis; este mecanismo consiste em retirar cálcio, que é um mineral super alcalino, de nossos órgãos afim de baixar a acidez que o açúcar refinado produz. Também, carboidratos refinados elevam as taxas de açúcar no sangue que pode levar o pancreas a secretar mais insulina no organismo, dessa forma colocando muito trabalho neste órgão e gradativamente faz com que ele páre de produzir insulina em quantidades suficientes, ou até mesmo fazer com que as células se tornem resistentes a insulina. Portanto, levando o organismo à diabete. Quando há muita insulina na corrente sangüínea causada pela alta taxa de glicose no organismo (hiperglicemia), muita glicose acaba entrando nas células causando uma grande queda da taxa de açúcar no sangue (hipoglicemia). Durante o periodo de hiperglicemia o corpo recebe sinais para armazenar gordura. E durante a hipoglicemia, o corpo sente fome, treme, fica fraco, nervoso e pede por mais doce. Isso cria um ciclo vicioso que desequilibra o funcionamento do pancreas, as taxas de energia e as mudanças de humor. Isso também deixa as pessoas mais propícias a ganharem peso, ou ao menos não permitem a perda de peso, porque o organismo está o tempo inteiro armazenando gordura ou sentindo fome! Então é muito importante evitar carboidratos refinados (açúcar, farinha, massa, pão...) de forma a manter as taxas de açúcar constante, a mente feliz e o corpo elegante.
É bem provável que você já tenha visto alguns alimentos industrializados fazerem menção ao índice glicêmico (IG) do alimento. O IG exibido na embalagem de alguns produtos significa simplesmente o quanto o produto vai elevar as taxas de açúcar na sua corrente sanguínea. Um IG baixo significa que o alimento não aumenta muito o nível de glicose no sangue, e um IG alto significa que o alimento eleva muito o nível de glicose no sangue. Porém o índice glicemico não te informa as outras reações que o produto pode causar no seu organismo. Por exemplo: o Nectar de Agave tem um IG baixo, de apenas 15-30. Mas o seu teor de frutose (açúcar da fruta) varia de 75-95% (dependendo do quanto ele foi processao), o que é um percentual muito elevado de frutose.
Portanto não deixe ser enganado pela tabela do IG, pois a frutose tem um IG bem baixo já que ela é metabolizada pelo organismo de uma maneira diferente da qual a glicose é metabolizada. A frutose tem que passr primeiro pelo fígado, onde ele vai converter essa molécula para glicose e assim joga-la na corrente sangüínea. E o processo pelo qual a frutose é convertida pelo fígado em glicose é o que o faz trabalhar mais que o normal, levando ao que se chama de fígado-gordo, e ao aumento das taxas de colesterol e de triglicerídeos. Por esse motivo, mesmo que um produto tenha o IG bem baixo, ele ainda tem grande impacto sob o funcionamento do organismo principalmente o fígado. Dessa forma, se a glicose faz com que o pâncreas trabalhe além do normal, e a frutose ataca o fígado, o que nos resta?
Bem, quando a glicose é acompanhada de fibras, gordura, vitaminas e minerais, ela é libera de forma lenta e gradativa, o que evita o pico de açúcar no sangue. Assim como quando a frutose está acompanhada de fibras, o fígado não tem que trabalhar tanto. Então, para que o açúcar seja considerado bom ele precisa:
• Não ter muita frutos na sua composição e deve vir acompanhado de vitaminas, minerais e fibras.
Os produtos abaixo contém altas doses de frutose, são altamente processadas, e são calorias vazias (fornecem nada além de carboidratos – glicose e/ou frutose). Se consumidas frequentemente e/ou em grandes quantidades podem levar ao aparecimento do câncer, problemas no fígado, diabetes, doenças cardíacas, imunidade baixa, só para citar alguns.
• Xarope de milho com alta taxa de frutose = High fructose corn syrup - HFCS
• Xarope de milho = Karo
• Açúcar branco = Sacarose
• Açúcar invertido = glicose + frutose
• Frutose
• Agave
Os tipos de açúcar abaixo são escolhas muito mais saudáveis que os anteriores. No entanto, não devem ser usados de forma rotineira. Sugiro que os use no preparo de um bolo ou torta para ocasiões especiais como festas de aniversario, comemorações ou apenas para dar aquele “tchan” em algum molho ou prato.
• Malte de cevada
• Xarope de arroz integral
• Rapadura
• Açucar mascavo
• Açúcar do coco
• Maple Syrup
Segue abaixo a lista dos adoçantes que considero os melhores. Portanto, acredito que açúcar é açúcar, e qualquer forma de doce concentrado não é legal para o organismo em grande quantidade. Então não importa muito qual o tipo de açúcar que usamos, mas sim a quantidade e a freqüência com que o ingerimos. Porém os 3 adoçantes que cito abaixo têm algumas propriedades medicinais ou são altamente nutritivos que vale a pena os ingerir. Estes são aqueles que você deve ter em casa para adoçar qualquer coisa:
• Melado de cana não-sulforizado (não recebe acido sulfúrico no processo onde o mesmo é retirado da cana de açúcar) - Muito rico em cálcio, ferro, cobre, magnésio, fósforo, potássio e zinco. É também um alimento alcalino.
• Mel natural cru (não pasteurizado ou processado) - contém a pólen da abelha, própolis, antioxidantes, enzimas, algumas vitaminas e minerais, e possui também propriedades antibióticas. Não aqueça o mel cru senão ele perde todas as suas propriedades maravilhosas! Então, se for fazer um bolo ou algo que vá ao fogo/forno, prefira usar o melado.
• Estévia natural - esta planta é um adoçante natural, com praticamente zero caloria e carboidrato (índice glicêmico 0). Mas seja cuidadoso quando for comprar a estévia para não escolher marcas que sejam altamente processadas, pois muitas vezes a estevia é misturada com outros adoçantes artificiais. A estévia natural confiável é aquele pozinho verde que se encontra de vez em quando nas lojas de produtos naturais.
Mas não esqueçam que qualquer forma de açúcar concentrado (todas acima) devem ser consumidas com moderação. Isso quer dizer que, não podemos comer uma torta inteira só porque ela foi feita com melado. Um pedaço já é suficiente!!! E aos poucos vamos assim aprendendo a comer menos e menos açúcar concentrado… de qualquer tipo!
Então uma pessoa com esteatose hepática não pode consumir o agave? Pois pode sobrecarregar o fígado? O mesmo serve para resistência à insulina?
Oi Cristiane,
o agave, dependendo da marca e do tipo de processamente pode ser até pior do que um xarope de milho ou o açucar branco pq chegam a possuir 95% de frutose. Isso seria um bombinha para o fígado e consequentemente agravando a resistência à insulina, podendo progredir a uma diabetes tipo 2.
Belita dá um (ou mais) exemplos de produtos onde encontramos o açucar acompanhado de fibras, minerais,vitaminas..? Um chocolate amargo de boa qualidade? Algum biscoito doce?
Ju,
Tem os chocolates da marca AMMA que são ótimos, tem até 100% cacau. Os biscoitos doces vc já sabe né? Bela’s Cookies! hahaha Infelizmente aqui no Brasil ainda é difícil achar produtos industrializados de boa qualidade, principalmente doces. E alguns produtos da Monama são feitos com açucar de coco como o creme de avelã.
Obrigada, Bela. Eu estava consumindo agave achando que era uma saída saudável…
Bela, estou AMANDO seu programa e seu blog. Recentemente ingressei no vegetarianismo e estou me adaptando. Nesta fase seu programa com alimentos tão naturais vem me encantando. Parabéns! No entanto, minha dúvida é em relação à proteína texturizada de soja: ela é realmente nociva? Reza a lenda que a soja passa por um processo cheio de química para transformar-se em ptn, podendo fazer mal à saúde e gerando desconforto intestinal com a liberação de gases. Eu evito ao máximo comê-la complementando a dieta com feijões e outros grãos. Estou agindo bem?
Jade, a proteína de soja é sim um péssimo alimento para a saúde. Vou falar dela no programa sobre a soja. E quando der posto sobre esse assunto aqui para todos lerem. Soja, só fermentada!!!
Bela, para o dia-a-dia o açúcar demerara é uma boa opção?
Oi Cristiane, veja a resposta q dei pra Fran. Não aconselho esse tipo de açúcar. Ele ainda é inferior ao mascavo.
Muito boa a reportagem. Sou formada em enfermagem e fiz cirurgia bariátrica, sofro muito com o uso do açúcar. Tenho procurado diversas opções além dos adoçantes convencionais que não elevem a taxa glicêmica. Boas dicas. Adorei o programa.
Adorei a matéria, é muito bom saber que a cada dia podemos aprender mais sobre os alimentos. Me preocupo muito com a alimentaçãao da minha família. Parabéns Bela pelo programa!
Bela, também gostaria de saber mais sobre o açúcar demerara e se é uma boa opção para o dia-a-dia
Oi Fran,
o açucar demerara não é tão superior ao açucar branco, tem alguns traços minerais, mto poucos e eu não aconselho para o uso no dia-a-dia. Prefira o mascavo, estevia liquida, mel cru ou melado. E sem exageros…. um grande abraço
Bela parabéns pela iniciativa eu e minha esposa estamos mudando radicalmente nossa alimentação acompanhado seu programa e os benéficos são notórios e rapidamente percebe-se . Realmente falta Inspiração e educação alimentar no nosso Pais.
Oi , Bela. Adorei o programa ! Não quero perder nada! Vou fuçar seu blog até ler tudo, me interesso demais por alimentação saudável, estou na luta tentando mudar hábitos , só uma dúvida : a sucralose é uma boa opção de adoçante? Estou usando à um tempo por recomendação de nutricionista, um bjo pra vc e obrigada por fazer um programa que realmente ajuda e esclarece .
Oi Bela, conheci seu programa hoje e adorei! Sou vegetariana há muitos anos e procuro seguir uma alimentação natural mas em alguns pontos sinto muita resistência de minha família. Um deles é quanto ao açucar mascavo. Já tentei introduzí-lo diversas vezes mas ele altera o sabor dos sucos além de mudar a cor dos mesmos e meus filhos e meu marido não os aceitam de forma alguma. Hoje uso o açucar cristal mas pelo que vi em seu comentário sobre o demerara ele certamente não vai nos ajudar (uso ele só por não ser refinado, nunca pensei na questão do cálcio) Como resolver esse impasse em bebidas como mate, limonada, suco de manga e outros sucos que exigem um adoçante?
Bela, adorei seu programa. Suas orientações são fantásticas. Gostaria que você tirasse 2 dúvidas.
Seguindo orientação de uma nutricionista, faço uso da sucralose. Sucralose é tão saudável quanto a stévia? Criança pode fazer uso de sucralose? Tenho um filho de 7 anos, por isso a pergunta.
Beijos e parabéns pelo programa.
Bela, estou adorando seu programa, está excelente. Agradecemos os esclarecimentos sobre o açúcar. Esclarece-me sobre o que seria mel cru? É aquele extraído diretamente sem nenhum tipo de processamento? Dá para substituí-lo pelo açúcar branco no dia a dia, adoçar chá, café com leite, etc? E o açúcar orgânico o que pode me dizer? Um grande abraço!
Oi Luciana,
o mel cru é aquele que não passou pelo processo de pasteurização e contém suas enzimas e microorganismos intactos que beneficiam nosso organismo. Vc pode utilizá-lo no lugar do açúcar branco mas cuidado para não aquecê-lo demais e ele perder suas propriedades nutricionais. Se quiser saber mais sobre o mel também leia o meu post sobre ele: https://bela-gil.squarespace.com/blog/2014/3/2/mel-e-feridas
O açúcar orgânico é igual ao branco, a única diferença é que ele não tem nenhum veneno adicionado, mas é metabolizado do mesmo jeito pelo nosso corpo.
Um abraço,
Bela
Oi Bela, estou assistindo a seu programa no GNT ao mesmo tempo em que estou me reeducando alimentarmente. Estou me apaixonando pela culinária mais saudável, se é que posso dizer assim.
Preciso dizer que você é a grande responsável por, na minha última compra para casa, trocar o açúcar cristal pelo açúcar mascavo, e o arroz agulhinha branco pelo arroz integral.
Amei a parte que você diz que as pessoas ainda não sabem disso, eu não sabia disso, obrigada por compartilhar…
Faz um mês e quase duas semanas que estou fazendo acompanhamento com uma nutricionista e frequentando academia, comendo certo, somente para me alimentar, conseguindo driblar as compulsões.
Vou compartilhar em meu blog sua receita de mousse de maracujá vegano, saudável.
Me ajude em uma coisa: Você tem alguma receita de bolos de aniversário, com uma cobertura alternativa aquela de pasta americana, que é puro açúcar branco? rsrs
Vi o de chocolate que você fez para a Carolina em seu programa, mas será que você teria algum com um sabor mais clássico, semelhante àqueles de baunilha?
Preciso passar pra frente, compartilhar o que você compartilhou, formando uma corrente do bem com essas informações ricas, de saúde… Compartilhando as informações com quem ainda não as têm.
Muito obrigada, Grazielle (mundo-sortido.blogspot.com)
Oi Grazielle,
fico feliz pela sua mudança de estilo de vida e com todas as conquistas até agora.
Fica de olho nos programas que vão aparecer mais bolos por lá.
Abs,
Bela
Obrigada pela resposta Bela…
Bjs,
Grazielle
Oi Bela, parabéns pelo blog, programa.
Quero saber uma coisa, há algum problema em abandonar o açúcar de uma vez por todas, de supetão, ou seja, quero parar com o açúcar agora e começar com o adoçante. O corpo, o organismo, sente essa mudança "drástica"? Ou posso fazer sem preocupação?
Outra coisa: você conhece a Dieta Gracie?
Sucesso,
Agradecido.
Kiko
Oi Bela,
Estou adorando seu programa e blog, uma vez que estou passando por uma reeducação alimentar. Adorei o seu post, pois estou tentando tirar o açúcar da minha vida hahahaha. Pra mim só não ficou claro a questão da frutose: quando a fruta deixa de ser uma aliada para ser vilã?
Oi Tatiana,
a responta curta para isso é quando ela não vem acompanhada de fibras (que estão presentes nas frutas, mas não nos sucos).
Estou traduzindo meus antigos posts sobre esse assunto para ajudar vcs…
um abraço,
Bela
Oi Bela,
Parabéns pelo blog e pelo programa, estou amando!!!
Gostaria de tirar uma dúvida com você. Meu marido é diabético (tipo 1), aqui em casa não usamos nada de açúcar e também optamos por alimentos integrais, mas de vez enquanto rola aquela vontade de comer algo doce. Li no post acima sobre os adoçantes melado, mel e stévia, no caso dos diabéticos qual é o melhor ou qual alternativa podemos usar?
Obrigada,
Super beijo
Oi Tania,
Não é à toa que o açúcar branco foi moeda de troca por muitos anos!!! hahaha E depois a indústria descobriu o poder do xarope de milho (incolor, não altera o paladar, e super barato) para usar nos refrigerantes, biscoitos, molhos, etc. E à pouco o agave virou febre entre os naturebas. Eu diria, para suspeitar de qualquer coisa, sem cheiro, sem gosto, e muuuuito doce! É bom demais pra ser verdade. O jeito mesmo é reacostumar o paladar e mudar os padrões de estética da cúlinaria… sério. hahaha
Não sei se te ajudei ou só te desanimei.
Um grande abraço,
Bela
Oi Michelle e Tatiana
eu não recomendo a sucralose, pq não gosto de nenhum tipo de adoçante artificial. É um produto sintético feito para que o seu corpo não o metabolize e assim vc possa o expelir sem que ele seja diferido, o tornando assim (zero calorias). Mas em estudos algumas pessoas acabam digerindo e metabolizando a sucralose, causando efeitos adversos como reações alergicas, problemas gástricos, dores de cabeça, etc . Prefira o extrato de estévia se quiserem adoçar sem calorias!
Abs,
Bela
Bela, obrigada pelas dicas.
Irei procurar o extrato de stévia.
Beijos!
Muito obrigada. Esse post está muito bom. Eu já sabia dos males do açúcar e já eliminei do meu café. Mas eu cometo muitos erros ainda. Porque como bolos. E lá muito açúcar e farinha branca. Vou segui você sempre aqui. Ganhamos com essas explicações, que transformam as nossas vidas. Grande abraço. Nil Campos.
Bela, amei as informações. Muito esclarecedoras mesmo.
Uma dúvida que fiquei. Quando uma receita pede 01 colher de sopa de açúcar mascavo, por exemplo, posso substituir por 01 colher de sopa de melado? A equivalência da quantidade é a mesma?
Bj e obrigada!
Ana (a paulista que mora em Recife!)
O melado tem mais água que o açúcar, certamente! hahaha Então pode colocar 2 colheres de melado pra 1 de açúcar mascavo.
Um grande abraço!
estou gostando muito de tudo isso muito bom!
Oi Bela!
Parabéns pelo programa.
Gostaria que você falasse sobre o açúcar de coco.
abs
Jacira
Bela, parabéns pelo programa! Parabéns pela coragem em expor informações preciosas e polêmicas. Pessoas como você fazem a diferença nesse mundo!
obrigada Bela, estou amando seu programa, cada dia aprendo mais , sou uma pessoa que preciso perder peso me alimento errado mas agora estou corrigindo meus erros e aprendendo cada vez mais com voce espero que seu programa fique no ar mas se sair eu seguirei em seu blog grata beijos e sucesso.
maria Aparecida Campos.
obaa! Bom saber que o programa esta ajudando voce a pensar em uma vida mais saudavel!
Um forte abraço, Bela.
Oi Bela.. gostaria de saber um pouco sobre o açúcar demerara e qual a melhor combinação com os alimentos. obg.
Oi Júnior, prefiro o açúcar mascavo a demerara pois, este não é superior ao branco.
Forte abraço, Bela.
Bela, obrigada!! Faltava alguém como vc, para nos alertar sobre os perigos dos alimentos industrializados.
Obrigada.
Obrigada Bela. Adorei suas informações. Sempre que posso assisto seu program que é muito bacana, com comidinhas deliciosas para a nossa saúde e bem estar.
Olá Bela!
Como sei se o melado foi sulforizado? Estou com 2 marcas diferentes e nenhuma faz menção à algo q eu possa deduzir ou me certificar se sofreu esse processo.
Grata,
Dânia
Boa noite Bela! comecei a assistir seu programa na GNT e estou encantada!! muito bom mesmo…PARABÉNS!!
Eu já era adepta uma alimentação mais saudável, porém sem conhecimento usando ainda muito os produtos refinados e industrializados e com suas informações passei a rever meus cardápios. Tenho duas meninas de 7 e 10 e estou tentando repassar pra elas a importância de uma alimentação saudável e natural.
Umas dúvidas:: Como poderia adoçar no dia a dia de forma que elas não estranhasse tanto os sucos naturais? Moro em Recife e geralmente as frutas são da região são azedinhas….acerola, abacaxi, maracujá, etc…..tenho usado o açucar demerara…..Pode me ajudar?
Ah! onde encontro receitas suas de pães de aveia e farinha de trigo integral…elas amam um pãozinho..rsrs
Sucesso pra vc e estou te seguindo…
bjs no coração e que Deus te abençoe
obaa! mt bom saber q vc esta gostando do programa e q ele esta ajudando vc e sua familia a terem critérios mais saudáveis. vc pode adoçar com o melado! Vc pode comprar em lojas de produtos naturais e qd estive em Recife encontrei ao redor do mercado de sao josé. =)
Oi Bela,
Primeiro, preciso dizer o quanto você é lindo e o quano tem me ajudado com suas receitas. Obrigada.
Queria tirar uma dúvida pois assisti ao programa onde preparou a salada de frutas no forno. Quero muito fazer mas tenho diabetes tipo 2 e não sei o que poderia substitui o melado, posso consumir o melado mesmo que pouquinho ou posso fazer o creme de castanhas com adoçante culinário?
Obrigada e muito sucesso.
Oi Sheila,
a salada de fruta não leva nenhum tipo de açúcar. No creme de castanha uso o melado e vc pode usar estévia se quiser. Mas a estévia tem que ser de boa qualidade, estévia pura, sem aditivos, em pó ou líquida. Ou vc pode fazer o creme sem adoçar, fica bom também, pois se misturado com a salada, fica docinho.
Um abraço,
Bela, vi que você recomenda o açúcar mascavo, eu o utilizava inclusive, mas quando li este texto http://pat.feldman.com.br/2009/05/25/o-que-e-rapadura/ fiquei desanimada porque nele é afirmado que o açúcar mascavo soltinho (não grudento) nada mais é que açúcar branco refinado banhado em restos do preparo de melado para ganhar cor e aroma característicos. Eu nunca vi açúcar mascavo "grudento" que, segundo o texto, seria o verdadeiro. Todas as marcas que utilizei tinham o mascavo bem sequinho e soltinho, então fiquei confusa e sem fonte para pesquisar o que realmente é a verdade e na dúvida parei de usar e fui pro demerara, que você afirma não ser grande coisa em relação ao branco.
O que você acha da afirmação do texto?
Oi Fabiana, realmente tem algumas marcas de açúcar mascavo que não são confiáveis. Nos Estados Unidos por exemplo, eu nunca comprei açúcar mascavo porque lá todos eles são: açúcar branco com melado adicionado para dar cor e sabor. Mas aqui no Brasil consigo achar açúcar mascavo de ótima qualidade. Principalmente na região Nordeste. O açúcar demerara é muito mais refinado do que o açúcar mascavo. Ele me parece o açúcar cristal com traços de melado para conferir cor e sabor. Para mim, o açúcar demerara e o açúcar branco não difere em nada. Em relação ao sabor, nutrição e qualidade, são muito parecidos. Optaria pelo mascavo de qualidade (se vc reconhecer os granulados soltinhos, esse açúcar não é mascavo de verdade, mas se for mais empelotadinho é mascavo), rapadura, melado, mel cru e estévia natural.
Mas lembre-se açúcar é açúcar e todos devem ser consumidos com moderação.
Um abraço,
Bela
Continuarei a saga para encontrar o açúcar mascavo empelotado. Talvez quando for visitar vovó em Irará-BA, eu encontre por lá!
Bela, obrigada pelo esclarecimento, você foi muito gentil. Outro abraço para você!
Bela bom dia, você poderia me dizer qual a diferença do açúcar demerara ?
Olá Bela,me alimentava super mal . tinha vontade de mudar mas não sabia por onde .Graças a Deus que você entrou em nossas vidas com seu programa e seu carinho. Muito obrigada , amo suas receitas e explicações! beijos
Nanda- http://www.pimentaelimao.com.br
nanda@pimentaelimao.com.br
Bela,
A calda de agave não é boa???? Chocada
bjs
Ola Bela… hoje estou fazendo uma linha lowcarb/paleo… reduzir muito açucar e carboidratos ruins. Qual sua opinião sobre a dieta lowcarb/paleo?
Olá Bela. Primeiramente obrigada por todo o bem que dissemina. Quanto ao açúcar demerara, ele se assemelha ao mascavo? Qual a dose máxima recomendada?
Oi Patricia,
o açúcar demerara se assemelha mais ao açúcar branco do que ao mascavo. Não recomendo o consumo do demerara. Opte pelo mascavo, melaço de cana e rapadura (em pequenas quantidades).
abs,
Bela
Olá,
Obrigado pelas informações. Tenho uma pergunta: se eu quiser substituir o açúcar em uma receita pelo melado de cana, qual a proporção certa? Ex.: 100gr de açúcar, equivaleria a 100gr de melado de cana?
Obrigado
Abraço.
Márcio
Oi Marcio,
o melado adoça menos que o acucar branco e é muito mais úmido, por ser líquido. Então em primeiro lugar vc precisa sentir o quanto de líquido vc teria que diminuir da receita para substituir o açúcar pelo melado. E em relação ao sabor, experimente colocar a mesma quantidade que a receita pede de acucar, pois já é um ótimo cominho para mudar o paladar.
um abraço, Bela
Boa tarde Bela,
Estou adorando o seu programa e tudo o que vc ensina sobre a alimentacao e os alimentos em geral.
Adoro legumes, verduras, frutas e ervas em geral.
Mas tenho um enorme problema sou viciada em acucar branco. Ja tentei parar inumeras vezes, sem sucesso. Vc teria alguma dica para eu conseguir parar? Ou o acucar funciona como o alcool no organismo de algumas pessoas? Uma vez que vc corte nunca pode comer de novo por meio de recaida?
Obrigada
Adriana
Boa tarde Bela,
Estou adorando o seu programa e tudo o que vc ensina sobre a alimentacao e os alimentos em geral.
Adoro legumes, verduras, frutas e ervas em geral.
Mas tenho um enorme problema sou viciada em acucar branco. Ja tentei parar inumeras vezes, sem sucesso. Vc teria alguma dica para eu conseguir parar? Ou o acucar funciona como o alcool no organismo de algumas pessoas? Uma vez que vc corte nunca pode comer de novo por meio de recaida?
Obrigada
Adriana
Olá, Bela. Adoro o teu programa, aprendo muito contigo. Sempre busco ter um estilo de vida mais saudável e tuas receitas me ajudam muito. Gostaria de saber se o xilitol e o eritritol são boas alternativas ao açúcar.
Grande beijo! 🙂
Bella, e o açúcar demerara?
Achei a resposta nos comentários 🙂
Olá Bela! Você saberia dizer se o açúcar de coco também é um alimento acido?
Oi Leandro,
Sim, qualquer açúcar acidifica o sangue. Porém o açúcar de coco é muito menos agressivo que o açucar branco ou demerara por exemplo. O único adoçante alcalino é o melado de cana e a estévia natural.
Um abraço
Imprimindo tudo e enviando para minhas cunhadas que não tem acesso a internet rotineiramente, sem falar que estão todos na minha geladeira tipo leque com um tag gigante (porque não comer X) hahaha! Faz uma matéria com Leite por favor, vi no bela cozinha e preciso fazer minhas cunhadas amamentarem ao invés de empurrarem leite ninho nos pobres bebês.
Oi diMaria,
Pois é, falo bastante sobre o leite de vaca e você pode ler um pouco sobre a minha posição em relação ao leite em alguns textos aqui do blog como o “leite só se for direto da vaca” e “leite e câncer de mama”. Mas ainda não escrevi sobre a amamentação e o leite, Vou escrever! Porém, já te adianto que o leite materno é o alimento perfeito e ideal para os bebês. Ele contém a formula perfeita de nutrientes para as crianças: gordura, proteínas, água, carboidratos na medida certa, além de ácidos graxos e anticorpos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Um abraço e boa sorte!
Olá Bela. Você poderia indicar uma marca de melado de cana que seja não sulfurizado? Encontrei vários orgânicos, mas nenhum sem essa substância. Obrigada Rachel
Olá Bela,
Parabéns pelo seu trabalho!
Eu utilizo as tâmaras para adoçar, o que você acha delas?
Deixo-as de molho, faço um purê e com ele adoço minhas receitas, faço barrinhas de cereais com quinoa em flocos, com abacate e cacau viram um sorvete delicioso…
Olá Bela,
a vida aqui em casa é antes e depois da Bela, rsrs, já se foram 12 kls, apesar dos produtos naturais serem mais caros, faço algumas pesquisas de preço e procuro me adequar com as necessidades da família, até os meninos( 8 anos) estão se interessando por uma alimentação saudável e o menor ( 3) é tranquilo pois é pequeno e aceita bem os novos alimentos inseridos em nossa alimentação, nossa antes eram cerca de 24 cxs de leite de vaca processado, hj cerca de 3, e chás diversos.
Olá Bela,
a vida aqui em casa é antes e depois da Bela, rsrs, já se foram 12 kls, apesar dos produtos naturais serem mais caros, faço algumas pesquisas de preço e procuro me adequar com as necessidades da família, até os meninos( 8 anos) estão se interessando por uma alimentação saudável e o menor ( 3) é tranquilo pois é pequeno e aceita bem os novos alimentos inseridos em nossa alimentação, nossa antes eram cerca de 24 cxs de leite de vaca processado, hj cerca de 3, e chás diversos.
Muito boas suas matérias. Parabéns pelo bom trabalho prestado à sociedade
Oi Bela,
Há 3 meses, eu e meu marido mudamos nossa vida alimentar. Ele estava pronto para uma cirurgia bariátrica, quando resolveu emagrecer com saúde e não na faca!
Com auxílio de uma nutricionista e endocrinologista, fizemos uma reeducação alimentar.
tenho uma filha de 1 ano e meio e quero que ela cresça no mundo natural e orgânico. Leio e estudo muito sobre esse assunto e, claro, assisto o seu programa e tenho o seu livro.
Açúcar sempre foi um assunto obscuro para mim, pois nas muitas consultas e estudos que faço, nunca fica 100% claro o que é melhor.
Já usei o açucar orgânico, demerara, agave, sucralose, mas nunca me senti 100% segura se estava fazendo bem ao nosso organismo.
Seu post ajudou muito e vou comprar agora o melado ou stevia natural.
Muito obrigada por dedicar seu tempo a nos ajudar a ter uma vida melhor!!! É de pessoas como você que o mundo precisa!
Olá Bela, como faço para saber se o melado de cana não é sulfurizado?
Oi Bela, dos açúcares recomendados, qual seria a melhor opção para quem está com taxa alta (108 – pré diabete) de glicose no sangue?
http://pitadadesabor.com – France Kaliski
Oi Bela, adoro ver seus programas e agora descobri o blog.
Olha um açúcar que amo usar é o mascavo, pela qualidade e o sabor, perfeito para muitas das receitas que faço.
Obrigada pelas informações de qualidade que posta aqui.
Abração!
Olá! Gostaria que você compartilhasse conosco a sua Inscrição no Conselho de Nutricionistas, ou qualquer inscrição em um Conselho de Saúde Brasileiro.
Olá Bela tudo bem?
poderia me falar um pouco sobre o Xylitol?
mais uma modinha dos nutri?
Deve se tomar cuidado com essas supostos "alternativos", simplesmente por serem em condições ideais, processos e formulas tradicionais, nada garante que o fabricante mudou de alguma forma a receita para render mais ou as vezes a cana estava contaminada e para mascarar colocaram algo prejudicial a saúde na composição.
Ou na hora de armazenar o açúcar foi contaminado por algum fungo como acontece com o açúcar mascavo e o amendoim brasileiro geralmente esses fungos produzem uma substancia chamada aflatoxina substância tóxica e cancerígena produzida por alguns tipos de fungos, eventualmente encontrada em produtos agrícolas estocados.
Então amigos o melhor é evitar qualquer tipo açúcar, se não tiver condições psicológicas para tal recomendo plantar cana de açúcar( variedade comestível) em vasos ou comprar hastes de cana de açúcar de boa procedência, a e é cortar um pedaço de um dedo a haste dessa gramínea e amarrar em um barbante e colocar como fosse um chá na bebida que você for tomar. Ou comer em natura e nunca tome o suco ou caldo é praticamente uma bomba atômica para organismo, já viu como é preparado o caldo? são duas hastes de 30 cm para fazer 1 copo de caldo de cana (era mais fácil se matar comendo açúcar comum mesmo com água). Fica a dica.
Eu tenho 53 anos e faço uso do glifage , ainda não estou
na faixa etária que está sendo vacinada, devo procurar um
posto para me vacinar com antecedência?
Achei muito bom este site! Fizeram um ótimo trabalho.
Parabéns!!!
Muito bom seu site!
Parabéns!!!
https://sistcomsistemacomercial.com.br/
SisMei foi desenvolvido tendo como objetivo organizar de
forma simples e eficiente as pequenas e micros empresas,
visando facilitar a vida do empresário.