Você já ouviu falar em Natto? Natto é um produto feito com grãos de soja fermentado. Ele já vem sendo produzido e consumido pelos japoneses há mais de mil anos. Sua textura viscosa e pegajosa, seu cheiro pungente e sabor forte muitas vezes faz com que as pessoas não o experimente. Mas, se bem preparado e servido com arroz (de preferência, arroz integral), certamente vale a pena experimentar.
Apesar do gosto e da aparência, o Natto reduz a viscosidade do sangue (espessura) e dissolve coágulos sangüíneos, ajudando assim a minimizar muitos sintomas e sequelas de doenças cardiovasculares. Em 1980, o químico Hiroyuki Sume descobriu uma enzima presente no Natto que é responsável por afinar o sangue e a ela deu o nome de nattokinase. A nattokinase é também eficiente na prevenção do enrigecimento das artérias e arteriosclerosis.
Então, se você deseja se prevenir contra doenças cardiovasculares, ou se você já é portador e deseja reverter este diagnóstico, consuma Natto algumas vezes na semana. Mas se for muito difícil pra você por causa do seu sabor intenso, você pode então tomar a nattokinase em cápsulas. A única advertência a ser feita sobre comer natto ou tomar comprimidos de nattokiase, é que nunca deve ser ingerido em conjunto com qualquer outro agente que afine o sangue, como antioxidantes, aspirina, ginko biloba, alho e vitamina E.
Fonte: The Encyclopedia of Medical Breakthroughs & Forbidden Treatments: Health Secrets & Little-Known Therapies for Specific Health Conditions from A-To-Z
Bela, frequentemente me aparecem hematomas em minha perna, acredito ser por causa da academia, apesar de eu não pegar pesado. Enfim, você poderia falar sobre alguns alimentos que melhorem esse tipo de problema e aqueles que devo evitar? Obrigada
Oi, Bela. Adoro comida natural, macrobiótica e oriental, apesar da minha alimentação ser meio bagunçada. Sou cardiopata, portadora de válvula aórtica metálica e, por isso, dependente de anticoagulante (varfarina). Enfim, quebrei o cotovelo, fui ao hospital para operá-lo, acabei com uma baita anemia. Saí de lá pois os médicos estavam como que "confusos" quanto ao meu tratamento. Além do mais a alimentação era da pior qualidade no hospital (do plano de saúde). Desde que voltei tenho feito uma alimentação a base de salada, arroz cateto, feijão, tofu, algas marinhas etc., inclusive natto. Só não sabia é que ele também afina o sangue. Eu o estava consumindo no meio da salada (por exemplo, tomate, cenoura, cebola…) temperada com shoyu, limão e azeite e estava achando ótimo. Você acha que devo parar de consumi-lo? Devo usar a soja de outro jeito? O que ajuda realmente em termos de alimentação para repor o ferro, a ferritina ou semelhante? Estou meio que desesperada. Até transfusão de sangue estou tomando. Me ajude, por favor.