No último programa do Bela Cozinha com meu querido amigo, Zé Pedro, discutimos o consumo excessivo do sal já que a dieta dele é baseada em comida feita fora de casa e industrializados: as maiores fontes de sódio dos Brasileiro. Também tocamos brevemente na questão de comer de 3 em 3 horas e por isso gostaria de escrever um pouco mais sobre esse o assunto que tanto gosto!!!
Como muitos nutricionistas apontam, o objetivo principal de comer de 3 em 3 horas é para acelerar o metabolismo e assim fazer com que o corpo queime mais calorias ajudando, teoricamente, no emagrecimento.
Primeiramente minha nutrição é focada na saúde e bem estar, e não apenas no emagrecimento. A perda de peso é sempre uma consequência de uma alimentação saudável e balanceada para quem está a cima do peso. Segundo, acredito que todos devem respeitar o próprio corpo e , apenas ajustando a dieta e estilo de vida para se adequar ao tipo de metabolismo que tem.
Será que todos nós precisamos ou queremos acelerar o metabolismo? Comer de 3 em 3 horas é bom para quem sente fome nesse período de tempo, também para quem tem problemas metabólicos ou que realizam trabalho físico intenso (diabéticos, atletas, bombeiros...).
Por que comer quando não sentimos fome? Por que beber água quando não sentimos sede? (ao contrário do que muitos pensam, nosso mecanismo de sede entra em ação muito antes de ocorrer desidratação). Devemos nos conectar mais profundamente com nossos sensores fisiológicos e respeitá-los. Mais importante do que a frequência com que ingerimos o alimentos é a sua qualidade. Pessoas com o metabolismo lento, geralmente se dão melhor com uma dieta rica em vegetais, proteína e algum carboidrato. Já alguém com o metabolismo mais acelerado, se sente melhor com uma dieta rica em carboidratos. E indivíduos que queimam calorias numa velocidade razoável, tende a se manter saudável e no peso ideal com uma dieta equilibrada entre carboidratos e proteínas.
Um dos motivos pelo qual a mulher vive mais do que o homem é por causa do o seu metabolismo mais lento. Se observamos o mundo animal, os roedores, por exemplo, têm o metabolismo super acelerado e vivem apenas alguns anos. Já as tartarugas com o metabolismo mais lento, podem chegar a viver dezenas de anos. Então, por que fazer uma pessoa de metabolismo mais lento comer mais frequentemente? Para acelerar a máquina e ela pifar mais rapidamente?
Cientistas já concordaram que a chave para a longevidade está numa dieta hipocalórica. Quem come menos vive mais e quem come menos tem um metabolismo mais lento! No entanto, não vejo necessidade de acelerar o metabolismo. Comer quando estamos com fome, podendo ser de 3 em 3 horas, 4 em 4 , 5 em 5, é o mais importante. Além de nos sentirmos melhores, damos mais chance pro corpo eliminar toxinas e queimar as reservas de gordura! E para finalizar, quem nunca fez um jejum que experimente. Acredito que você irá se sentir muito bem como poucas vezes se sentiu na vida!!!
Concordo, Bela! Acredito que devemos respeitar o nosso metabolismo, adequando a nossa alimentação a ele e não o contrário! Parabéns pelo programa, maravilhoso!
Bela,
Tenho hipotireoidismo, e essa máxima de comer só qdo tiver fome, só vai me atrapalhar. Não é isso?
Não consigo comer de 3 em 3, apesar de médico me recomendar.
Vendo esse assunto no programa, agora nem sei o que pensar… Muito menos como agir, de modo a nao facilitar a engorda, e dar uma ajudada no processo de emgracimento que esta suuuuuuper lento.
Me ajuda?!?!?!
Beijos
Marina
Bela, comer de 3 em 3 horas é indicado para qualquer tipo de pessoa e não somente para quem deseja perder peso. Comer com mais frequência evita os picos de glicemia e além de fazer com que se coma moderamente o que acaba influenciando tbm nas nossas escolhas. Quando se come no pico enlouquecido da fome acabamos sendo influenciados a fazermos más escolhas e a ingerir uma quantidade de comida muito maior do que se comermos mais vezes ao dia. Comer mais vezes para comer menos. É uma questão de conduta, mas é bastante polêmica a sua. Eu por exemplo se for ao mercado com muita fome saio de lá carregando o que não deve e como exaradamente quando chego em casa, abrindo pacotes e mais pacotes, é mais ou menos por ai que as coisas funcionam no nosso corpo. E quanto a água sabemos que cada individuo possui suas necessidades individuais, de acordo com peso, altura e metabolismo e a mesma coisa acontece com os nutrientes. Quando assisti no programa arregalei os olhos e pensei meu deus o que ela ta dizendo kkk. Mas acho que todo o profissional deve ser respeitado na sua conduta. Eu descordo de vc, mas te respeito. Mas gostaria que me apresentasse literaturas que falam dessa sua teoria, pois todas as que conheço falam ao contrário. Creio que isso faz parte da sua linha de trabalho, ayurveda, nunca li muito a respeito deste tipo de medicina, Tenho certeza que a maioria dos nutricionistas brasileiros discordam da sua afirmação, é contra aquilo que acreditados e estudamos. Mas sou sua fã, respeito cada profissional da nutrição, pq acredito muito no nosso trabalho. Abraços sua linda.
Oi Rafaela, assisti esse documentário e me lembrei do que você comentou acima. Eu passo em endocrinos e nutricionistas há anos que sempre me disseram o que você disse mas confesso que o que a Bela e o que o documentário me mostrou me intrigaram.
http://gnt.globo.com/gntdoc/noticias/_-Comer–jejuar–e-viver-mais–mostra-a-influencia-da-alimentacao-no-organismo.shtml
Abs Patrícia
Oi Rafaela,
entendo também o seu ponto de vista, pois acredito que comer com mais frequência pode e é bom para certas pessoas. A questão maior é que de acordo com a nutrição ayurveda devemos comer quando sentimos fome (fome de verdade e não vontade de comer). Se essa fome acontecer de 3 em 3 horas ótimo, se não, aconselho espaçar mais as refeições para ter fome na hora de comer.
O objetivo maior é maximizar o processo de digestão, então devemos comer somente depois que o nosso estômago já tiver digerido a refeição anterior. Se comermos com comida ainda sendo digerida, atrapalhamos o processo de digestão de ambas as refeições e provocamos um acúmulo de toxinas no organismo.
Devemos aprender a sentir fome e comer com a fome controlada, não esperar o estágio desesperador da fome (quando dizemos que estamos famintos).
Alimentação é planejamento, sair de casa de manhã com um lanche saudável na bolsa, é uma forma de prevenir uma má escolha de lanche.
Minha afirmação de não precisar comer de 3 em 3 horas se não sentirmos fome é puramente baseada na questão fisiológica. Para mexer com o psicológico, e ensinar as pessoas a terem mais auto-controlhe precisarei de muitos programas e um acompanhamento individual. Todos temos problemas e tratamos deles de diferentes maneiras. Quem aprende a comer pode comer de tudo, como já dizia meu mestre Kikuchi. Mas é difícil chegar nesse auto-controlhe. Acredito que nós estamos trabalhando pra isso mesmo que de maneiras diferentes. Feliz de dividirmos o mesmo trabalho! Um grande abraço, Bela
Rafaela Bellei.
Desculpe a franqueza, mas voce conhece apenas péssimos profissionais (dentro desse comentário de "todos que conheço").
Existem centenas de milhares de trabalhos científicos demonstrando, inclusive conclusivos, que dietas lowcarb são mais naturais e efetivas na qualidade de vida, observe que na cerne dessas um dos pontos é justamente comer apenas quando se tem fome, quando está em cetose voce não fica esfomeado a ponto de se alimentar de 3 em 3 horas, pelo contrário.
Deixo as seguintes referências para voce pesquisar:
Death by Food Pyramid – How Shoddy Science, Sketchy Politics And Shady Special Interests Have Ruined Our Health
Good Calories, Bad Calories – Gary Taubes (2007)
Grain Brain
Robert H. Lustig – Fat Chance
The Art & Science of Low Carbohydrate Performance – Volek & Phinney
The Great Cholesterol Myth – Why Lowering Your Cholesterol Won’t Prevent Heart Disease-and the Statin-Free Plan That Will
The Ketogenic Diet – A Complete Guide For The Dieter And Practitioner
The New Evolution Diet What Our Paleolithic Ancestors Can Teach Us about Weight Loss, Fitness, and Aging
The Paleo Approach Reverse Autoimmune Disease and Heal Your Body
Wheat Belly
Why We Get Fat And What to Do About It
Bela,
Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-la pelo propósito de seu programa, que é de contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade. Porém, concordo plenamente com o que a Rafaela Bellei falou. Estou no último período de Nutrição, mas com informação e embasamento suficiente para refletir e "discutir" certas condutas. Eu, assim como vários colegas nutricionistas, estamos um pouco preocupados com o que se tem falado em seu programa. Muitas de suas dicas em relação a culinária e a nutrientes são excelentes , mas sugiro que tenha cautela ao falar certas coisas no ar. Isto está despertando a nossa classe e as atenções estão bastante voltadas para o seu programa. Imagina um diabético descompensado absorvendo uma informação como essa, de se comer quando tem fome ou de se experimentar um jejum …Muitos "leigos" acompanham seu programa. A mídia se tornou um veículo de propagação com uma forte influência , e o que se fala as pessoas seguem pois acreditam veementemente nas informações veiculadas. Abraços!
Oi, Bela! Estou amando o programa e já experimentei algumas receitas. Minha família sempre teve uma alimentação saudável, mas suas dicas e esclarecimentos ajudam a entender a real importância daquilo que comemos e mudando a nossa rotina. Obrigada pelo seu belíssimo programa!
Fiz o leite de amêndoas e não tenho muuuita certeza se deu certo, apesar de não ter mistério. Quando vi sua receita, tive a impressão de que o leite ficaria mais consistente e mais adocicado, mas ficou muito parecido com um leite desnatado e com um sabor diferente do esperado. Experimentei diminuir um copo d’água, mas não resolveu mto. É assim mesmo? Você acha que a qualidade da amêndoa pode comprometer? Adorei a dica de usar o cacau em pó para substituir o chocolate instantâneo.
Estou tentando cortar a lactose da minha dieta, ainda mais depois que escutei a Preta falar que está associada às "ites" da vida e que a produção de mucosa causada por ela compromete a voz (e isso mto me interessa.. rs).
Bj grande e mto sucesso!
Oi Lolly, bom saber que voce esta fazendo as receitas em casa!! Para realcar o sabor do leite, voce pode colocar baunilha ou alguns pedacinhos de tamaras.
Um grande abraço, Bela.
Bela meu nome é Pedro e fiz maratona dos episódios do seu programa no Now. Seu programa é excelente, parabéns!
Agora algumas coisas que ouvi e li me deixaram "em pânico":
1 – Leite UHT desnatado de caixa é a base da minha alimentação(tomo com banana + achocolatado, com Neston, com polpa de frutas). Na minha inocência acredito que meu organismo absorve as proteínas(aumentando a massa muscular) e o cálcio. Gostaria de saber se penso da forma correta, e no caso de estar errado, existe algum alimento que consumido em conjunto com o Leite industrializado possibilite a absorção de seus (poucos)nutrientes?
2 – Sou meio gordo 1,70(87kg, 22 anos) e estou na luta por uma alimentação saudável. Tomo iogurte grego light e vi que ele é feito de "leite reconstituído parcialmente desnatado" entre outros ingredientes, esse tipo de iogurte é uma substituição saudável ao leite de caixa?
No mais, já li nos comentários aqui no blog alguma resposta sua sobre o lance de comer de 3 em 3hrs(faço isso atualmente e comigo funciona).
Outras iguarias que você faz no programa me deixam com água na boca, infelizmente saí muito caro se alimentar daquela forma, mas de vez em quando até que rola. Para finalizar gostaria que você fizesse um programa com o leite de caixa e o ovo branco para meio que acender uma luz no fim do túnel para os telespectadores urbanos, receitas com esses ingredientes que aproveitem o pouco valor nutritivo que eles tem.
Obrigado, beijão!
Oi Pedro, bom saber que você esta gostando do programa. Fiz um episódio a respeito do leite, nele falo sobre estes pontos. O leite industrializado e reconstituído parcialmente desnatado não e bom pra saúde. Se você optar pelo leite, o melhor seria o leite cru e yogurte de leite de cabra.
Forte abraço, Bela.
Olá, Bela! Parabéns pelo post esclarecedor. Eu mesma emagreço quando tenho fome, não quando como de três em três horas. Ainda mais no meu caso, que tenho hipotireoidismo e o meu metabolismo é lento. Quero seguir agora as suas dicas maravilhosas, como por exemplo o de tomar leite de amêndoas e usar o açúcar mascavo nas minhas alimentações, e fazer igualzinho o que meu pai fez. Em 2002, meu pai emagreceu 25 quilos a partir de substituições saudáveis, como o açúcar mascavo, leite de soja, o cuscuz de milho e a abundância em frutas. Até hoje, ele mantém o peso. Queria que ocorresse o "tal pai, tal filha", mas rogo a Deus que isto aconteça já. Beijos e parabéns ao programa!
Oi Roselene, bom saber que o programa e as informações do blog estão ajudando você a ter uma vida mais saudável.
Forte abraço, Bela.
Oi Bela!!!Adorei o post!!
Mas fiquei com uma dúvida…então a famosa teoria de comer de 3 em 3 horas para acelerar o metabolismo de um indivíduo que tem o metabolismo lento e quer emagrecer, não procede mais?Abraços e obrigada!!!
Oi, Bela,
primeiramente, parabéns pelo programa, estou amando suas dicas e receitinhas! Como não tomo leite, tento
substituí-lo por outras opções…aprendi a fazer o leite de coco com o programa e estou gostando muito de utilizá-lo, porém tenho dúvida se posso consumi-lo com certa frequência, tipo, 4 vezes na semana, pelo fato de ter bastante gordura (mesmo sendo gordura boa). Beijos, obrigada!
Oi Lívia, bom saber que você esta fazendo as receitinhas! Em relação ao leite, o ideal é você alternar o consumo do leite de coco com os leites de: amendôas, aveia e de arroz.
Grande abraço,
Bela.
Muito bom!
Olá Bela, adoro o seu programa e espero que dure por muito tempo na TV estávamos carentes de programas desse nível. Quero tirar uma dúvida sobre o óleo de coco, pois lembro que no seu programa vc falou que os óleos que ficam sólidos em temperatura ambiente não são bons para a saúde, e comprei óleo de coco que ficou sólido, comecei a pesquisar na internet e percebi que há controvérsias. Parabéns pelo programa, dura menos de 30 minutos, mas parece horas de tanto que aprendemos em cada epísódio, e sempre ficamos com aquele gostinho de quero mais, ansiosos pelo próximo episódio.
Esse assunto (comida) muito me interessa pois adoro comer e sou daquelas que adora tudo que você deve considerar veneno. Travo uma luta constante comigo mesma pra achar o prazer que sinto em comer essas bobagens em comidas saudáveis. Estou sempre lendo e procurando algo que me disperte uma mudança interna. Por isso você me dispertou tanta curiosidade com o seu programa e tudo o que diz e escreve. Sobre essas frequências em se alimentar (ou beber água) li uma vez que se você deixa de faze-las o corpo entende que não receberá nutrientes (ou água) e por isso, ao invés de gastar do próprio corpo, como você disse, ele retém as calorias ( e a água) que tem para que o corpo não fique sem reservas. E assim surgem as gorduras localizadas e a retenção de líquido. Eu, como leiga, busco informações de todos os lados e é dificil saber a que devo dar credibilidade lendo tantas coisas diferentes. Você é a primeira pessoa que ouço falar isso, e como não entendo do seu oficio fico querendo entender pra saber por que você diz isso e por que os outros dizem outras coisas. Profissionais da mesma área tem opiniões contrárias, bem argumentadas ( na minha opinião leiga). Como decido com quem eu concordo?
Oi Gabrielle, bom saber que o programa esta despertando em você uma sede para o conhecimento! Acredito e quero disseminar o que aprendo, para que cada vez mais as pessoas possam ter informação para criar seus próprios critérios na hora de escolher o melhor para sua saúde! Busque boas leituras em autores confiáveis, pesquise e o mais importante: escuto seu próprio corpo! Forte abraço, Bela.
Oi Bela,
parabéns pelo programa. Há muito tempo que tenho evitado porcarias e com o programa me senti mais interessada ainda. No Brasil é muiiiito difícil e muuuuuiiiito caro ser saudável, mas tentamos na medida do possível. Pude perceber que realmente alguns alimentos industrializados fazem mal, quando eliminei alguns da minha dieta diária e quando tentava comê-los novamente, meu corpo reagia de maneira negativa e sempre passava mal. Desde então, tenho evitado muitaaas coisas. E com a dicas do programa tenho me entusiasmado mais.
Minha irmã é intolerante a Glúten e Lactose e as receitas são ótimas pra ela.
Parabéns pelo programa.
Muito Sucesso,
Yasmine.
Ebaa! que bom ler isto, Yasmine! Fico muito feliz em saber que o programa tem motivado você a ter uma vida mais saudável e com critérios!
Forte abraço, Bela.
Assisti o programa na opção "Programas GNT", no NOW. Aliás, estou aproveitando esse recurso para rever todos os seus programas que foram ao ar em horários que eu estava no trabalho ou impedida de assistir à TV.
Sobre esse comentário que contraria a tal recomendação de comer a cada 3 horas, cabe aqui particular aplauso, pois sempre que ouço pessoas adeptas dessa teoria dizerem que essa é a melhor forma de se sentir bem alimentado e de praticar uma dieta saudável, sinto comichão nos ossos, por acreditar que comer sem fome é simplesmente desenvolver um cacoete de mastigar e engolir em horários pré-determinados. As pessoas que praticam essa dieta se tornam parecidas com os pobres animais confinados em laboratórios, submetidos a algo que se repete com uma periodicidade metódica e irritante.
Por sua observação contrária a essa regra e por tantas outras dicas que já estão fazendo parte do meu dia-a-dia, quero desejar sucesso e que seu programa tenha vida longa na TV.
Oi Bela,
seu programa é maravilhoso, sem contar as dicas e informações importantes que você nos fornece. Gostaria de saber qual a sua opinião sobre o frugivorismo? Quando não encontro frutas e vegetais orgânicos, é melhor comer o convencional do que ficar sem?
Boa tarde!
Primeiramente, parabéns a Bela e toda a sua equipe pelos trabalho realizado tão "belamente". Vamos à questão. Sou vegana e sinto fome sempre. Mesmo me alimentando de forma bem completa (proteínas, carboidratos integrais e de qualidade, frutas, verduras, oleaginosas, sementes, grão, etc…) e nada de industrializados, pois faço tudo em casa, sinto fome entre as refeições principais, assim faço lancinhos saudáveis entre elas (frutas frescas, secas, sementes, oleaginosas, etc…) e ainda, faço um belo lanche antes do jantar. Fiquei preocupada quando li que "máquina que trabalha menos dura mais!" Não forço nenhumas das 6 refeições que faço, continuo no meu peso ideal e meus exames laboratoriais estão ótimos. Quando tentei diminuir as refeições, não me senti bem! Os profissionais em nutrição que conheço apoiam essa minha postura. Mas fiquei perdida. O que faço!
Att.,
Lívia Póvoas
Amei Bela, fico mega aciosa sempre que vou ao nutricionista porque sei que terei de comer de 3 em 3 horas religiosamente, para quem tem problema com comida como eu é um perrengue porque penso em comer o tempo todo desde a hora que acordo até a hora que vou dormir, resultado anciedade e acabo exagerando. Para mim esse pensamento é libertador inclusive do jejum.
Adoro seu programa, adorei seu blog e que bom que voltou e divide conosco seus conhecimentos.
beijos
Andreia Cardoso
Oi Bela,
Amo suas dicas e suas receitas. Tenho 19 anos e desde que comecei a ver seu programa no gnt, me apaixonei pela forma saudável de escolher o que pôr no prato. Eu sou muito magra e como muito, às vezes de 2 em 2 horas, às vezes de 3 em 3, o negócio é que nunca fico sem comer e não consigo engordar de forma alguma!
Adorei o post, nunca me falaram sobre ter um rápido ou lento metabolismo e talvez seja esse o X da questão!
Parabéns pelo sucesso!
Bjs
Isabela
Olá Bela,
Primeiramente parabéns pelo programa, adoroooo!!! Suas receitas são ótimas, já fiz várias.
Bem, esse dilema sobre comer de 3 em 3h é muito interessante. Eu fui à vários nutricionistas e é sempre a mesma história. Eu não aguentava ficar ouvindo o meu celular despertar pra eu poder lembrar de comer, poxa, estou trabalhando, concentrada, isso me atrapalhava muito. Como eu já sou bastante ansiosa, a situação piorou mais ainda….kkkkkkkk!!!! Ai meu Deus, já passou da hora…….ou…….tô sem fome, mas tenho que comer essa fruta…..Ahhhhhhh!! Mas eu emagreci assim?…….não!!! kkkkkkkkkk (rindo pra não chorar).
Então eu fui ao NUTRÓLOGO, e ele me disse o mesmo que você menciona neste post: a máquina do nosso corpo é extramamente inteligente, ela te avisa do que precisa. Nâo sou do tipo sem apetite, na verdade eu adoro comer, mas aprendi a respeitar e a entender o meu corpo. Minha alimentação é saudável e com qualidade, não preciso mais ficar nessa neura de comer de hora em hora, eu simplesmente faço 04 refeições diárias, com a mesma quantidade de calorias anteriormente e emagreci 05kg em 01 mês….alegre da vida. E as vezes faço aquela "jacada" no fim de semana, ……as vezes…..!!!!
Eu li alguns posts aqui de algumas pessoas dizendo para você tomar cuidado sobre o que diz no programa, mas acho que as pessoas estão querendo manter a "broscience" sobre este assunto, e a maioria com certeza, não são MÉDICOS!!!! Querer mudar até algumas questões culturais é uma falta de respeito com os pacientes!!!
Bjos!!!
Olá Carina!
Estou procurando um nutrólogo … Vc é de SP??
Pode me passar o contato do seu??
Obrigada!!
Olá nicole , tem um ntrologo em alphaville, Dr Paulo masano. Muito bom por sinal, dá uma pesquisada no google que vc encontra informações de onde ele etende.
Ah, outra coisa que eu aprendi: trocar o adoçante por açúcar mascavo!!! Meu nutrólogo me explicou que o adoçante provoca mais apetite. Bela, você poderia falar sobre este assunto no programa, heim!!!!
Bjosss
Bela, olá!
Comecei a ver vc por curiosidade em conhecer o que faz e, confesso, pq vc me lembra seu pai tão querido. Hj vejo pq aprecio cada vez mais sua presença, simpatia, orientações e receitas.
Muito satisfeita pelos toques sobre o metabolismo e me encantei mesmo pela questão do jejum, tranquilo, bateu vontade de ir atrás.
Feliz pelo programa e por vc.
Obrigada!
obaaa!! Obrigada pelo retorno. Forte abraço, Bela.
Bela, obrigada pela explicação.
entendo a complexidade da questão e que quase todo mundo ainda precisa tomar consciência em relação ao seu metabolismo.
Hoje "brigo" com relação à essa aceleração do metabolismo tão presente no dia-a-dia das pessoas. O dia que pensei: "espera! se acelero algo, ele vai acabar antes do previsto" parei de tentar acelerar qualquer coisa.
Bela, tenho 15 anos e não sei que conselho seguir, pois endocrinologistas e nutricionistas sempre me recomendaram comer de 3 em 3 horas (ou 4 em 4), e me dou relativamente bem me alimentando dessa forma, pois isso me leva à moderação. O problema é que se eu só for comer quando sentir fome posso ficar horas sem me alimentar direito, pois não tenho tanto apetite, e não sei se isso é bom para mim nessa idade. Fiz intercâmbio e os horários das minhas refeições eram muito espaçados, mesmo não comendo porcarias acabei voltando um pouquinho mais cheia. O que é melhor para mim? (também levando em conta que minha família tem histórico de diabetes e hipertensão, e sou bem controlada com o que como, sempre priorizando comida fresca e natural)
Sábia Bela. Parabéns.
Gostei do post, pois meus hábitos são péssimos. Vim pesquisar sobre vida saudável e amei o site
Gostei do post, pois meus hábitos são péssimos. Vim pesquisar sobre vida saudável e amei o site
Achei lindo!
Bela, só tenho a agradecer! Sempre fiz dieta e as nutricionistas me falavam a máxima de comer de 3 em 3 horas, mas isso só me deixava ansiosa, empanzinada e eu não emagrecia. Depois de ler uma reportagem sua sobre isso, comecei a comer apenas quando sentia fome e emagreci 20 kg!!Também consegui aumentar meu autocontrole e saber exatamente o que posso ou não comer. Muito obrigada
Amanda Vedova
Os virus da Dengue e da ZIKA são "primos":ambos são flavivirus. Baseado nos artigos abaixo,será que o tempero Açafrão da Terra,que contém a substância Curcumina (Curcumin) pode ajudar contra a ZIKA ,DENGUE e CHIKUNGUNYA, e contra a síndrome de Guillain Barré?-1)Curcumin contra a DENGUE. Artigo: "Inhibitory Effects of Curcumin on Dengue Virus Type 2-Infected Cells in Vitro" (Arch Virol. 2014).CONCLUSÃO:"CURCUMIN can interfere with the infection processes of Dengue virus".-2) Curcumin contra a CHIKUNGUNYA. Artigo : "Curcumin and Boswellia Serrata Gum Resin Extract Inhibit Chikungunya and Vesicular Stomatitis Virus Infections in Vitro"-Antiviral Res2016. CONCLUSÃO:"Curcumin Inhibited Chikungunya virus infection in vitro"- 3) Neuroproteção da Curcumina do Açafrão da Terra contra a SINDROME DE GUILLAIN BARRÉ :"Curcumin Ameliorates Rat Experimental Autoimmune Neuritis"Neuroscience Res2014.CONCLUSÃO:"Experimental Autoimmune Neuritis is an animal model for human Guillain-Barre syndrome.Curcumin significantly delayed the neuritis neurological signs and neurological severity disorders in sciatic nerves.Curcumin might be a candidate for treatment of autoimmune neuropathies"(as Guillain Barre paralysis).