Há muitos fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer, mas um fator particularmente importante para as mulheres é o desequilíbrio hormonal. Principalmente o desequilíbrio entre a progesterona e o estrogênio que podem causar vários tipos de câncer do sistema reprodutor feminino (mama, útero e ovário). Estrogênio e progesterona em desequilíbrio também podem desempenhar um papel no desenvolvimento do câncer em homens, especialmente o câncer de próstata. Mas para a mulher, o desequilíbrio hormonal pode ser um fator muito mais agravante no desenvolvimento de um câncer do que para o homem. Isso por causa do ciclo de vida da mulher que naturalmente mexe muito com o equilíbrio hormonal.
Em geral, 10 a 15 anos antes do início da menopausa, a produção de progesterona começa a cair. E continua caindo no período pós menopausa. Já os níveis de estrogênio, não diminuem muito durante os anos que precedem a menopausa. Só quando a mulher atinge a data da última menstruação é que o nível de estrogênio cai brutalmente. Mas mesmo assim o estrogênio continua mais elevado que a progesterona.
Quando as mulheres desenvolvem um desequilíbrio entre esses dois hormônios, é quase sempre os níveis de estrogênio, que são elevados. É muito raro de acontecer o contrário. Nos anos de pós menopausa a mulher pode sofrer com os sintomas da queda de estrogénio, ondas de calor, depressão, confusão mental, pele seca, secura vaginal, baixo libido e insônia. Mas até mesmo com o nível de estrogênio baixo, ele continua mais alto que a progesterona .
E agora, vcs devem estar se perguntando qual é o problema das taxas de estrogênio, serem mais elevadas que a da progesterona?
O estrogênio tende a estimular o crescimento das células, o que pode aumentar o risco no desenvolvimento do câncer. Essa característica do estrogênio de promover o crescimento do câncer já é aceita pela comunidade médica e é a razão pela qual a maioria dos médicos, hoje, se recusam a prescrever estrogênio para aliviar os sintomas da menopausa nas mulher com câncer.
E como o estrogênio promove o crescimento de células cancerosas? Ele ativa um gene nas células, chamado Bcl-2, que estimula o crescimento do câncer. A progesterona, por outro lado, desativa o Bcl - 2 e ativa um outro gene na mesma célula, o p53, que inibe o crescimento de tumores. Quando o p53 é ativado, ele retarda a reprodução celular e restaura a morte celular programada (apoptose). Assim, o estrogênio tende a estimular o crescimento celular descontrolado das células, pela ativação do gene de Bcl - 2 e progesterona tende a impedir o crescimento desregulado das células através da ativação do gene da p53 .
Entenderam o problema?
E hoje, tem mulheres saudáveis fazendo testes para ver se tem o gene Bcl-2 e caso positivo, algumas delas decidem retirar as mamas para prevenir o câncer. No ano passado a atriz pop americana Angelina Jolie, foi uma delas e fez a mastectomia preventiva. Na minha opinião, esta é a maneira mais extrema e invasiva de prevenção ao câncer de mama. Esses fatores genéticos só predispõem algumas mulheres ao desenvolvimento do câncer de mama, isso não garante que a doença virá a ocorrer! E há outras maneiras de preveni-la como checar sempre os níveis de estrogênio no sangue, fazer o exame da mama com frequencia e não comer alimentos que promovem o aumento da taxa de estrogênio como leite e seus derivados, carne vermelha e a soja não fermentada.
Foto ilustrativa retirada do Google.
Bela,
Informação é sempre bem vinda e neste caso, é de fundamental importância. Sempre ouvimos falar que a menopausa é um período de muita atenção e cuidado. Essa explicação do que ocorre com os hormônios ficou muito clara. Agora ficou mais fácil o entendimento do resultado dos exames pelos leigos, como eu.
O que ficou claro, além dos exames preventivos, é que precisamos utilizar os alimentos a nosso favor, utilizando ou evitando, como nesse caso. A prevenção é sempre o melhor caminho! Obrigada, mais uma vez, por essa preciosa informação.
Gostaria de te agradecer também pela informação a respeito dos alimentos do grupo das solanáceas (nunca tinha ouvido falar a respeito), no primeiro programa, pois sofro com problema grave de inflamação e a partir do programa fiz muita pesquisa e praticamente eliminei do cardápio todos os alimentos do grupo e a qualidade de vida melhorou muito!
Enorme abraço,
Heloisa
Oi Heloisa, bom saber que o programa e as informações do blog estão ajudando você a pensar de uma maneira mais saudável.
Grande abraço, Bela.
Oi Bela! Muito esclarecedor seu testo. Tenho 28 anos, e estou entrando em menopausa precoce (ou falência ovariana). Descobri em um exame de rotina, e como ainda não era mãe, tive que correr contra o tempo pra engravidar. Optamos por fazer fertilização in vitro, e graças a Deus estou grávida. Mas me preocupo bastante como vai ficar minha saúde depois da gravidez, quando realmente estiver em menopausa. E agora vou me preocupar ainda mais com meu equilíbrio hormonal. Queria muito ter a oportunidade de me consultar e fazer um acompanhamento com você! Quem sabe um dia! Ah! Suas receitas fazem o maior sucesso aqui em casa! Beijinhos!
Oi Ju, maravilha saber que as receitas estão fazendo sucesso na sua casa. A respeito das consultas, você pode enviar um e-mail para: info@belagil.com
Forte abraço, Bela.
Oi Bela! Quando você fala para não comer alimentos que promovem o aumento da taxa de estrogênio como leite e seus derivados, você está falando de todos os tipos de leite, inclusive os de origem vegetal?
Abraços, Kelly Agostinho
Oi kelly! É o leite de origem animal. Principalmente, o pasteurizado. Neste link, você pode ler mais sobre leite cru x leite pasteurizado: https://www.belagil.com/blog/2013/10/30/leite-s-direto-da-vaca
Forte Abraço, Bela.
Oi Bela!
Suas receitas tem me ajudado muuuito. Me tornei vegetariana no início deste ano. O começo foi muito difícil, percebi que utilizava carne em quase todas as minhas receitas. Bateu desespero, confesso. Tive que reaprender a cozinhar.
Obrigada pelas dicas. Sigo te acompanhando, aqui e na tv.
Beijão
o importante é esta conscientização alimentar e a aproximação no preparo dos alimentos, sabendo sua procedência!! obrigada pelo retorno e carinho! Abraço, Bela.
Oi Bela!
Sou declaradamente sua fã!
Tenho 39 anos e tenho menopausa precoce desde 35 anos…
Com você, consigo entender e melhorar este processo.
Se puder publicar umas receitas para esta fase da vida, seria ótimo!
Obrigada
obrigada pelo carinho! Vou anotar essa sugestão!
Forte abraço, Bela.
Concordo plenamente com tuas palavras!
Parabéns!Sucesso sempre para você! Pois assim muitos podem usufruir de orientações saudáveis, pois o alimento é nosso medicamento!
É isso aí, "o alimento é o nosso medicamento"! Obrigada pelo carinho
Olá Bela ! Olha,foi incrível a mudança que houve na minha vida após ter me tornado vegetariana.O seu programa é maravilhoso e me ajuda substancialmente, mas queria muito saber se poderia fazer um deles totalmente voltado para a alimentação no período pós menopausa.Sempre acho dificil encontrar as fontes de cálcio e proteina ,já que retirei também o leite e derivados.
Bela, estou tentando seguir uma dieta sem laticínios e sem estrogênio. Entretanto, fiquei desanimada quando li em artigos na internet que há fitoestrogênio nas isoflavonas (feijão, soja, grão-de-bico, lentilha…),nos cumestanos (brotos de alfafa e de feijão) e nas lignanas (diz o artigo que estão presentes em quase todos os grãos e legumes e na linhaça). E vi em outro site que até o mamão tem fitoesteróide! Devo tentar evitar estes alimentos? Não encontro uma fonte que diga qual é a concentração de fitoesteróides em cada alimento.
Bella, você conhece o livro Conselhos Sobre o Regime Alimentar, escrito pela norteamericana Ellen White? Ela começou a escrever sobre a importância de uma alimentação saudável e o mais natural possível em 1863!!! Tenho certeza de que você se identificaria com muito do que está registrado ali.
Abraço.
Acredito que a menstruação precoce(antes dos 12, 13 anos) esteja ligada a o excesso de consumo de leite de vaca.
As pessoas que eu conheço que tiveram uma menarca precoce consumiam muito leite e leite como todos nós sabemos possui estrogênio.
Gostaria de receber a resposta de vocês se estou certa.
Aguardo resposta.
Olá bela, tudo bom?
Infelizmente sinto que os médicos muitas vezes nos dão poucas informações a respeito dos problemas hormonais, e o seu site foi um dos únicos confiáveis que achei informações significativas sobre as taxas de estrogênio e progesterona no organismo feminino.
Gostaria de fazer uma pergunta pessoal, aqui..
Você utiliza algum método contraceptivo? Se sim qual..
Fui hoje a ginecologista pensando em colocar o DIU de cobre mas ela me falou muuuito bem a respeito do IMPLANON, um bastão de estrogênio colocado por baixo da pele…
Minha mãe faleceu de câncer de mama ano passado e tenho muita preocupação em relação a isso, além disso tenho cervicite crônica, que é o meu único receio em colocar o diu..
Resumindo, estou com muita dificuldade em escolher os dois métodos e gostaria de saber qual seria sua opção em meu lugar.
Obrigada desde já, nem que seja apenas pelo texto!