Aqui, apresento alguns cuidados importantes para manter uma boa saúde com a boa alimentação. A ideia inicial eram 10 frases, mas não consegui deixar as outras de fora, são muitas coisas que fazem a diferença!!! Se conseguir adquirir alguns desses hábitos já é um grande ganho em direção a uma vida mais saudável. Leia e reflita!!!
1) Manter o pH do sangue alcalino com uma alimentação baseada em plantas, grãos e feijões.
2) Comer devagar e mastigar muito bem os alimentos.
3) Evite beber líquido nas refeições e opte por chás digestivos após as refeições.
4) Quantidade altera a qualidade dos alimentos– a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.
5) Coma quando estiver com fome!
6) Troque o supermercado pela feira.
7) Controle a ingestão de sal e água.
8) Auto conhecimento - perceba como você se sente após comer certos alimentos.
9) Compre alimentos orgânico e locais sempre que possível
10) Restrinja ao máximo produtos industrializados, processados, congelados, e com excesso de aditivos químicos. (açúcar branco, farinha branca, gordura hidrogenada e trans, refrigerantes, margarinas, embutidos, sucos industrializados, enlatados). Procure sempre alimentos frescos, conservas, sopas, sucos caseiros e produtos de origem orgânica sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos, antibióticos, hormônios e aditivos sintéticos. LEIA O ROTULO ANTES DE COMPRAR ITENS INDUSTRIALIZADOS.
11) Use cereais (arroz, painço, trigo, milho, aveia, centeio, cevada, quinoa e amaranto) e farinhas integrais. Enriqueça farinhas brancas com cereais e sementes. Varie o consumo de cereais durante a semana.
12) Prefira a fruta in natura do que seu suco. E evite consumí-las durante a refeição ou como sobremesa para não atrapalhar na digestão.
13) Não cozinhe os alimentos, principalmente os vegetais, em excesso. Prefira cozinhá-los no vapor e reutilizar a água de cocção para não perder suas vitaminas.
14) Evite leite e queijos pasteurizados, dão preferência a leites e derivados crus e/ou orgânicos. Caso não haja uma restrição nutricional do consumo de leite, prefira os seus produtos fermentados como o iogurte, kefir e a coalhada e os queijos feitos a partir do leite cru como queijo de minas curado da Serra da Canastra.
15) Não substitua a manteiga por margarina. Use manteiga com moderação nos pães integrais dentro de uma dieta rica em verduras, frutas e cereais integrais. Nunca frite a manteiga, prefira a gordura do coco e os óleos vegetais.
16) Consuma carnes em geral (peixe, frango, vaca, porco...) e ovos com moderação e evite combiná-los com os feijão numa mesma refeição pois também são fontes de proteína e podem atrapalhar a digestão. Aprenda a utilizar a carne como o tempero do prato e nao como item principal do prato.
17) Use com moderação sal marinho, açúcar mascavo, mel e melado. Evite o sal e açúcar refinado.
Olá Bela, tudo bem?
Primeiramente quero parabeniza-la pelo programa no canal GNT, estou amando! Você é incrível!
Sou praticante de yoga e meditação transcendental (a um bom tempo), e sempre gostei de realizar leituras sobre a alimentação ayurvédica, tenho um livro a qual já fiz o teste dos doshas e realmente vai de acordo com os alimentos que "posso e não posso" ingerir.
Mas, gostaria de saber sua opinião sobre os smoothies. Acha saudável? Recomenda?
Grande beijo e muito sucesso!!!!
Luana.
Oi Luana,
os smoothies, normalmente são feitos com mais de 2 ou 3 tipos de frutas, o que pode passar de uma bebida saudável, para algo muito doce e pesado para o organismo processar. Dependendo muito das combinações de frutas, sementes e leites o smoothie pode ser bom ou péssimo para a saúde. Mas não aconselho seu consumo diário! beijos
Olá Bela, as dicas são muito boas, vou fazer o possivel para seguir. Mas a recomendação de ingerir leite e derivados crus é um pouco perigosa (do ponto de vista sanitario), já que em muitos casos não sabemos a procedência do leite. O leite cru tem grande quantidade de microorganismos, inclusive patógenos, que podem causar risco a saude do consumidor. Então, para fabricar alguns queijos é permitido usar leite cru, no entanto, devemos ter muita confiança da procedência.
Oi Talita,
vc tem toda a razão quando diz que devemos saber a procedencia do leite cru. As vacas devem ser inspecionadas e certificadas. Não podem ser vacas doentes, tuberculosas, que podem levar ao adoecimento e até a morte.
E o leite cru não dura muito tempo e por isso não é de fácil comercialização. Porém se vc tiver uma fonte de confiança, tanto de leite quanto de queijos, pode consumí-los com moderação se o seu corpo permitir.
Um abraço,
Bela
Bela, li em uma postagem anterior sobre a limpeza da vesícula e queria sua opinião sobre se é seguro. Muito Obrigada.
Oi Bianca,
em geral é segura sim. Eu fiz e conheço algumas pessoas que fizeram e não tiveram problema algum. Se vc tiver algum problema de fígado ou vesícula, é melhor pedir a opinião do seu médico. Mas num estado saudável, não se corre riscos.
Estou amando seu programa na GNT e as dicas sobre alimentos.
Bela, já vi vc recomendando outras vezes sobre a ingestão moderada da água, o que é bem diferente do que se ouve por aí, que é preciso beber muita água, e tal.. Gostaria de saber mais detalhes sobre isso.
Pois é muitos dizem que todos nós devemos ingerir 2 litros de àgua por dia. Isso varia dependendo do tipo de vida que vc leva, se é sedentário ou atleta, se mora em lugar seco ou úmido, frio ou quente, etc. Não gosto muito de coisas de afirmações gerais, acho que cada um deve perceber seu próprio corpo. Uma dica é perceber quantas vezes vc vai ao banheiro por dia e a cor da urina. A urina deve ser amarela/dourada, lembrando a cor da cerveja!!! Se for muito clara (transparente) é sinal de hidratacão excessiva e alaranjada é sinal de desidratação. Então fique de olho e vai saber o quanto de agua é bom pra vc. Mas lembre-se agua demais e agua de menos não é legal! sempre devemos olhar os dois lados de tudo! um grande abraço!
Oi Bela!
Estou amando o seu programa! Sua simpatia, simplicidade e bons argumentos me conquistaram.
Sou gordinha desde muito nova, mas de uns anos pra cá, meu peso só tem aumentado. O que é interessante é que eu não bebo mais refrigerantes ou suco de caixinha, como menos carne, não vou mais ao Mc Donald’s e nem olho para biscoitos recheados e molhos prontos. Entretanto, sou gulosa (adoro massas, chocolates, queijos e biscoitos amanteigados) e não organizei meu tempo e meu dinheiro para fazer exercícios todos os dias, por isso continuo acima do meu peso. Já venho me interessando por uma opção de vida mais natural há algum tempo, mas ainda não tinha conseguido torná-la possível. O seu programa foi um click, um insite mesmo. Desde a semana passada, a forma como você tratou dos assuntos ligados a alimentação não me saiu da cabeça. Fiz um molho de macarrão integral inspirado no seu, mas ao invés de usar a beterraba, que não gosto, mantive o tomate, tradicional. Queria inclusive entender por que ele não é tão bom. E ontem, foi o dia do açúcar. Tinha comprado biscoitos amanteigados e nem consegui comê-los. Fiquei com as suas palavras sobre o açúcar branco na cabeça. Hoje, no Saia Justa, vi o seu depoimento e me senti tocada quando você falou que quer que as pessoas sintam mesmo o desejo de não comer mais salgadinhos e docinhos industrializados. Fui ao Mundo Verde, comprei óleo de coco, cacau sem açúcar, semente de chia… É tudo caro e demanda assiduidade na cozinha, mas estou disposta a mudar meus hábitos. Estou aqui para te agradecer e desejar vida longa ao seu programa. Muitos beijos!
olá Bela, mudando um pouco de assunto, em relação aos cosméticos vc tb tem um cuidado de eles serem o mais natural possível, ou não liga tanto? bj
Oi Juliana,
Sempre que posso uso as coisas o mais natural possível como shampoos, sabonetes, pasta de dente, óleo de corpo etc. Mas aqui no Brasil é mais difícil de achar. Quando minha filha nasceu eu só dava banho nela de aveia e limpava o bumbum com óleo de gergelim e nunca teve nenhum tipo de reação alérgica na pele!!!
Bela, gostaria de saber porque ovos tem que ser usados com moderação. Consumo muito ovo mas sem a gema, só coloco uma gema.
Bela, gostaria de saber porque ovos tem que ser usados com moderação. Consumo muito ovo mas sem a gema, só coloco uma gema.
Eu to apaixonada pela Bela!!! Estou aprendendo muito e repensando muita coisa aqui em casa… Fico super ansiosa esperando pelo próximo programa! Agora descobri o blog, fiquei muitooo feliz!! Bela, muito obrigada! 🙂
Obrigada pelo carinho Carol.
Bela,
Desde o dia 11/03( estreia do seu programa na Gnt) eu li qs todo seu blog, salvei receitinhas, fiz algumas ( molho de tomate fake delicioso de cenoura e beterraba, salada c molho de abacate). Em poucas palavras: encantada com a sua maneira simples de passar este tipo de informação/conhecimento tão importante para a nossa saúde.
Continuando…..estou eu "namorando" teus post entre uma aula e outra de Pilates e me ligam perguntando se eu gostaria/teria disponibilidade de participar de um Spa contigo aqui em Recife. Fiquei passada ( como se diz aqui rsrsrsrsrs) muita sintonia, força do pensamento. Mega Feliz!!!!!!! Contando os dias.
Bju Grande
Sou professora de Pilates da Academia SantéClub.
Oi Marilia,
que ótimo. Fico mto feliz que tem gostado do programa. O spa tá certo! Te vejo no domingo então!
bjs,
Bela
Oi Bela, fiquei encantada com você, suas dicas são ótimas e o programa também. Sinto dificuldade de saber a medida dos alimentos, como adequar tudo isso no dia dia e de encontrar os alimentos, pensando que moro na periferia de São Paulo. Como posso comprar alimentos frescos e fazer eles durarem mais? Para não ter que ir na feira todo o fim de semana, sendo que trabalho no final de semana também.
Beijuuus
Oi Bela adoro seu blog. Apenas tenho um problema, assim que almoço tenho uma necessidade de açúcar. Assim inseri fruta na refeição o que me ajudou a controlar isso. (anario210@gmail.com). O que posso fazer para melhorar isso.
Oi Ana Paula,
Por incrível que pareça, não comer açúcar/doce ajuda muito! E não comer comidas com uma energia mto yang como carnes, churrascos, queijos salgados, e coisas salgadas em geral. Se a refeição for mais balanceada, não mto salgada rica em vegetais e acompanhada de cereais, feijões ou peixe branco vc não terá essa necessidade tão urgente.
Olá Bela, meu nome é Andreza de Figueiredo e também sou nutricionista. Tenho visto todos os seus programas e tenho aprendido muito.
Trabalho com no Programa de Alimentação Escolar e no Programa de Saúde da Família em um município pequeno no interior de Minas, e muitas coisas estão totalmente fora da nossa realidade e possibilidade. Mas tento de todas as maneiras possibilitar a todos uma refeição saudável, acessível e de qualidade.
Um abraço e sucesso
Oi Bela! Parabéns pelo programa! Gostei muito! Eu gostaria de tirar uma dúvida. Você escreve sobre a preferência pelo leite cru ao pasteurizado. Não tenho acesso ao cru. Estou pensando em fazer uso do leite de coco como bebida: no café, vitamina, puro, etc. Não em excesso, claro. O que acha?
Oi Kelly,
é difícil termos acesso a esse tipo de leite, normalmente só se tivermos amigos fazendeiros ou produtores e ficarmos sabendo exatamente qual é a procedência do leite. Pois as vacas devem ser certificadas e vacinadas. Então diria que pode substituir por leite de coco, amêndoa, arroz e aveia. Não ficaria com um tipo de leite só. Quanto mais variedade nesse sentido melhor, até pq o leite de coco em excesso pode sobrecarregar o fígado das pessoas mais sensíveis.
Um abraço!
Bela, você e todo de bom, estou amando seu programa… Só uma dúvida, como frutas de sobremesa todos os dias… Isso atrapalha a digestão?
Oi Mirna,
infelizmente sim. Também gosto de fruta, mas elas devem ser ingeridas isoladamente. Horas antes ou depois das refeições para não atrapalhar as digestão. As frutas são digeridas rapidamente atrapalhando a digestão da refeição que é mais complexa. Podendo também contribuir para a fermentação e surgimento de gases.
Oi Bela!
Adoro seu programa, as receitas sao otimas evc tbm é linda!
Gostaria de tirar uma dúvida, desde que me tornei vegana há 4 anos, tenho comido bastante azeitona.. na verdade como todos os dias umas 10!
Isso faz muito mal???
Oi, Bela
Estou encantada com o seu programa e com você.
Eu também entrei na busca mais natural pela yoga, passei pela homeopatia/reiki, cheguei na ayuvédica e lá te encontrei.
A minha família está encarando e comprando a proposta com muita leveza. Perceberam as minhas mudanças e "toparam" a aventura.
Fiz algumas das suas receitas e amei.
Já estou na espera por um novo programa com as deliciosas receitas recheadas com as conversas tão agradáveis e instrutivas.
Abraço fraterno e feliz para você, família e toda a equipe do programa.
Om shanti _/_
Oi Fernanda, bom saber que você esta gostando do programa e tem critérios na hora de escolher o que faz bem pra sua saúde, tanto do corpo, espírito e do nosso meio ambiente! Agora estamos represando a primeira temporada. A segunda vai ao ar em setembro! Até lá! Forte abraço, Bela.
Adoro a maneira tranquila com que você prepara cada prato. Estou modificando a minha maneira de preparar os alimentos.
Obaa! Bom saber que você esta gostando e aplicando as informações na sua vida! Abraço, Bela.
Bela, sou recém casada meu marido é médico e passa metade da semana viajando e fazendo plantão, eu sou arquiteta, trabalho com meu pai perto da casa dos meus pais. Almoçamos lá todos os dias. Nunca almoçamos em casa. Por isso não temos empregada, apenas diarista. Nós dois fazemos academia todo dia, além de cursos e pós graduação nos finais de semana, igreja aos domingos. Enfm, uma rotina bem atarefada. Eu tenho tentado achar alternativas para nos manter bem alimentados e nutridos de noite, quando estamos em casa, mas é muito complicado precaaparar algo tão tarde, quando tento inventar alo acabamos comendo muito e muito tarde. Eu poderia até só beliscar algo de noite. Mas meu marido depois de tanto trabalhar ( ele não toma café direito, só almoça e janta) quando chega em casa ( isso quando não está de plantão) tem muita fome. Acabamos comendo fora mais vezes na semana do que é aceitável, eu imagino.
Por tudo isso é muito complicado pra mim seu critério número 10 de restringir produtos industrializados, processados, congelados, e com excesso de aditivos químicos. Sempre que tento comprar produtos naturais eles acabam perdendo por que eu não preparo alimentos com frequência ( por ter que fazer isso muito tarde acaba não valendo a pena). Queria muito ter uma rotina ranquila que me permitisse passear pela minha cozinha e me relacionar com ela diariamente sem pressa. Mas infelizmente não acontece assim e ai ou eu fico com esses produtos congelados e industrializados pra quando precisar, ou fico sem nada na geladeira e saio pra comprar todas as vezes que for querer fazer algo. O que também não é muito prático. O que você me sugere? Pensamos em ter filhos ano que vem e não quero essa rotina pro bebê. As vezes penso que a minha única alternativa é deixar de trabalhar pra me dedicar a isso e encarar a alimentação com essa sua tranquilidade. Mas isso não me soa nada bem. Parece retrocesso.
Bela, primeiramente, parabéns pela matéria. Alguns pontos destes são até conhecidos por quem se interessa e lê um pouco sobre o assunto (comer devagar, optar por orgânicos, evitar industrializados…), mas outros são bastante interessantes e até surpreendentes para mim. Tenho uma dúvida em relação ao consumo de proteínas. Grande parte dos alimentos vegetais possuem proteínas incompletas, assim sendo, temos que buscar um consumo variado a fim de que se completem e obtenhamos todos os aminoácidos essenciais, certo? Então gostaria de saber se há a necessidade de comer vários alimentos em uma mesma refeição ou se posso considerar que os aminoácidos provenientes de um alimento vegetal consumido em uma refeição permanecem por algum tempo disponíveis até que eu consuma a refeição seguinte e ainda assim se balancearem/completarem? Forte abraço.
Oi, Bela,
Obrigada por informações tão preciosas, tanto no seu site quanto no seu programa!
Eu gostaria de saber sua opinião sobre os transgênicos e os alimentos híbridos. Qual a diferença? Temos mais certezas ou mais dúvidas quanto aos malefícios? Eu procuro evitar, claro, mas as vezes não sei se são ou não! Podemos consumir de forma indireta sem saber, né?
Beijo!
Oi Bela!
Primeiro te agradeço pelo seu programa do GNT e seu blog. Ambos tem me ajudado muito e despertado meu interesse em buscar uma alimentação mais saudável, na medida do possível.
Mas tenho duas dúvidas que gostaria muitooo que você me ajudasse por favor.
1- Água alcalina. O que você acha dessa água? Realmente é uma boa consumi-la? Conheço pouquissimas empresas que vendem desse tipo de filtro para água e acho o assunto muito pouco divulgado.
2- Sobre o leite cru. Não tenho acesso a esse tipo de leite, de confiança. São bons os leites com redução de lactose encontrados nos supermercados? E gostaria de saber porque é melhor queijos com leite cru do que queijos que levam leite pasteurizado, pois sempre achei que a pasteurização era algo benéfico ao alimento.
Agradeço desde já se puder me responder, pois são dúvidas que me deixam muito confusa.
Grande bjo,
Camila
Oi Bela, espero muito que vc me respondaaa!!! Mudei totalmente meus habitos depois do seu programa e consegui influenciar meu marido (inacreditavel rs) e algumas amigas (que tb viraram sua fã), vc literalmente mudou minha vida! Me sinto super bem e nao tive mais problemas que tinha antes (alergia de pele, queda de pressão, constipação, etc)…e paralelo a isso, cada vez mais estou adotando uma dieta vegetariana (simplesmente nao estou mais conseguindo comer, por questões de saúde e ideológicas)e só tem me feito bem. Queria sua opinião, sei que voltou a comer proteina animal, mas vc acha mesmo que precisamos de proteína animal? Fisiologicamente falando, nosso corpo precisa? Sei que vitamina B12 só tem em fonte animal, mas comer ovo/queijos/iogurte já é suficiente acredito eu….e conseguimos todos os aminoácidos combinando alimentos vegetais tb, certo? vivo me questionando se fomos feitos mesmo para comer carne ou nao….mas tenho medo de parar de vez e ter algum problema ou deficiência….(tenho comido 1x por mês e olhe lá)…me ajuda?? 🙂
Eu li isso enquanto comia um salgadinho recheado de óleo. Acredite, eu o joguei fora. Acho melhor mudar, porque eu só tenho um corpo. 🙂
Ps. Adorei as dicas
http://lamourpetit.blogspot.com/
Hahaha que bom! Fuja dos industrializados 🙂
Oi Bela, parabéns pelo seu trabalho!
Tenho uma dúvida: comprei o seu livro (e por sinal estou amando), e, na parte que ensina fazer a manteiga ghee, vc disse que ela pode ser aquecida a altas temperaturas. Como aqui vc disse para não fritar a manteiga, posso concluir que somente a ghee é estável a altas temperaturas ?
No caso de refogar uma cebola, por exemplo, é melhor usar a ghee ou óleo de coco ou o azeite?
Obrigada desde já,
Roberta.
Bela, tudo bem ? Adoro seu blog, instagram, programa.. enfim adoro você!! rs,rs.
Gostaria , que você fizesse um post sobre o erro de comer de três em três horas.
Obrigada !
Oi, Bela. Sou sua fã desde sempre! Adoro suas receitas e já utiliza muitas delas em minhas refeições! Gostaria de saber qual alimento é o ideal para o lanche da noite? Abs. Simone
Realmente, uma dieta é fundamental para conseguirmos manter a saúde. Já teve vontade de saber qual castanha é melhor para a sua vida?! Confere aí -> https://www.youtube.com/watch?v=Oihkzi_pixM
Oi Bela, Meu nome é Bianca e gostaria de saber de vc se existe algum tipo de curso ou algo parecido para aprender a fazer comidas saudáveis. Acho que não apenas fazer a comido e sim saber o que cada alimento representa na hora de montar um prato, por exemplo… Gostaria de fazer salada no pote e vender para as minhas amigas, mas não queo só vender um pote com alface, rucula e tomate… quero saber o que estou fazendo… vc me ajuda?
Adoro suas matérias… e fiquei com água na boca quando eu vi aquelas palestras no seu programa Vida + Bela, onde vc tira as dúvidas sobre os alimentos… Muito maneiro!!! Estou em fase de emagrecimento, mudando meus hábitos alimentares e quero que outras pessoas vejam os benefícios de uma vida mais regrada e saudável…
Também queremos divulgar a alimentação saudável. Queremos atingir as populações mais distantes. Para isso precisamos da sua ajuda. Que seja ajudando a divulgar nosso sonho: http://www.benfeitoria.com/voakombesouro
http://www.benfeitoria.com/voakombesouro
Sonhamos voar!