Nos outros posts do blog como: “Desreguladores Endócrinos" e "Estrogênio e o Câncer de Mama" eu escrevi que o estrogênio é um hormônio estimulante e que promove o crescimento e reprodução das células. E no post "Será que o açúcar é o combustível das células cancerosas", eu cito um hormônio chamado fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1) que influencia o crescimento das células de câncer. Então agora eu gostaria de relatar como uma dieta rica em estrogênio e IGF -1 pode afetar a saúde e a formação de alguns tipos de câncer.
O diretor do centro de câncer da faculdade de medicina de Harvard, Lewis Cantley, afirma que até 80% dos cânceres nos seres humanos são movidos por mutações e/ou fatores ambientais que aumentam ou imitam o efeito da insulina sobre os tumores. Cantley está agora estudando a ligação de um gene especifico da sinalização da insulina (conhecido tecnicamente como PI3K , que é o gene que ativa o estrogénio) e o desenvolvimento de tumores na mama e outros canceres comuns em mulheres.
Alimentos ricos em, ou que aumentam o nível de IGF-1 e estrogênio no sangue, podem aumentar risco de câncer, principalmente da mama, pulmão e cólon. E por coincidência ou por fatores biológicos, qual o é alimento que tem altos níveis de IGF-1 e estrogênio ao mesmo tempo ? O LEITE DE VACA !!!
A primeira e mais importante finalidade do leite de vaca é de prover o crescimento. O bezerro nasce com 30 kg e passa para 300kg em apenas 8 meses. E o principal ingrediente do leite que torna esse rápido crescimento possível é o hormônio IGF-1. Então, quando o leite de vaca é consumido por seres humanos, os níveis de IGF- 1 também são elevados. Estudos mostram um aumento de 10 % nos níveis de IGF-1 em adolescentes do sexo feminino que tomavam 3 porções de leite por dia e o mesmo aumento de 10 % para as mulheres na pós-menopausa que consumiam três porções diárias de leite desnatado. Este aumento do nível de IGF-1 é uma razão importante para os efeitos de "construção óssea" do leite de vaca. Mas o IGF-1 promove também o crescimento indesejável do câncer. Nesse mesmo estudo, mulheres com câncer de mama apresentaram uma concentração maior de IGF-1 no sangue em comparação com mulheres saudáveis.
O leite de vaca também aumenta os níveis de estrogênio no corpo de uma pessoa. A principal fonte de estrogênio está na moderna prática da fabricação do leite. A indústria ordenha as vacas continuamente durante toda a gestação e o teor de estrogénio na vaca aumenta com o progresso da gestação passando de uma concentração de 15pg/ml no começo da gestação para 1000pg/ml no final da gestação.
A Associação Dietética Americana (ADA) relata que o câncer de mama é mais prevalente em países onde as mulheres consomem uma dieta com alto teor de gordura e baseada em produtos animais. A gordura saturada das carnes e produtos lácteos aumenta o risco de câncer de mama, porque as células adiposas produzem estrogênio, portanto, quanto mais gordura uma mulher tiver, mais estrogênio ela é estará fabricando no seu corpo, mesmo depois da menopausa.
No “American Journal of Clinical Nutrition”, Patricia Moorman apresentou algumas hipóteses sobre como o leite está relacionado ao câncer de mama. Aqui estão alguns pontos do artigo que resume muito bem a relação entre o consumo de leite e câncer de mama:
- "Uma vaca grávida produz estrogênio extra que acaba em seu leite e o excesso de estrogênio é conhecido por fazer as células de câncer de mama se multiplicar."
- "Gordura no leite provoca a liberação excessiva de estrogênio no corpo da mulher."
- "Fibra ajuda a o estrogênio do organismo, e o leite não contém fibras."
- "O leite materno , seja humano ou de vaca , ajuda o pequeno bebê a crescer rapidamente. É possível que os fatores de crescimento do leite, tais como o IGF -1, estimulem o crescimento de células cancerosas. Em um teste feito com tubos de ensaio, o IGF -1 pareceu acelerar o crescimento das células de câncer de mama , e ele pode ser mais potente do que o estrogénio, nesse sentido. Agora as vacas também recebem o hormônio de crescimento bovino (BGH) para aumentarem sua produção de leite e elas acabem produzindo em média 2 a 4 vezes mais IGF-1 do que as vacas que não tomam hormônio."
- "O leite também contém pesticidas e poluentes industriais. Mortes por câncer de mama em Israel diminuiu quando três agentes cancerígenos encontrados no leite de Israel foram proibidos."
Estou encantada e me sentindo presenteada com seu blog! Qnt coisa bacana…Mt obrigada!
Abraço apertado,
Karla.
E os derivados de soja, Bela? Eles também não são prejudiciais?
A soja e seus derivados são alimentos nutritivos quando produzidos da maneira correta. A soja quando fermentada se torna um alimento de mais fácil digestão, pois suas proteínas são quebradas, as substancias anti-nutritivas presentes na soja são neutralizadas e a fermentação aumenta o nível de enzimas e bactérias que ajudam no processo de digestão. Então, o shoyu de fermentação natural, tempeh, nattô, missô e até mesmo o tofu são alimentos derivados da soja com alto valor nutritivo, pois são fermentados ou coalhados. Já os produtos de soja não fermentada como o leite de soja, a própria soja em natura, proteína de soja, entre outros são alimentos que além de não oferecer muitos nutrientes, pois muitos não são bem absorvidos pelo organismo, contém muita química usada no processo de produção. Por isso, os considero anti-alimentos.
fiquei na dúvida se é só o leite, ou o queijo entra também?
Para se fazer queijo usamos muitos e muitos litros de leite. Então, se o queijo não for feito de leite cru e não passar pelo processo de fermentação, é tão ruim ou pior que o leite de vaca.
Gosto muito do seu blog!! ❤️❤️
Acabei de fazer um delicioso leite de aveia com castanha de caju torradas e moídas e linhaça dourada em grãos!Tive mioma uterino , mas não sabia dessa ligação do leite de vaca com aumento do estrógeno, e o aumento do mioma se dá com o aumento do estrógeno!Valeu pela dica !E muito deliciosas as receitas, Bela Gil!Voce é uma fada mágica do bem!Tudo de bom!
Bela, vc é demais!!!
Além de nos ajudar trazendo informaçoes do bem voce é uma simpatia e muito humilde.
Vc é um ser evoluído e Deus te escolheu para nos apresentar uma forma melhor de viver.
um grande beijo
Suuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuper…é o só o que tenho a dizer!
Demais. Continue fazendo receitas sem leite por favor 😉
Bela, estou encantada em conhecer vc e toda a sua proposta de vida saudável, sempre gostei de cozinhar e já faz muito tempo que utilizo na minha cozinha o mais possível de produtos orgânicos, faço a feira toda semana e tal e coisa… Mas tem uma coisa que tem a ver com o leite que ainda não consegui mudar que é o maravilhoso queijo de minas rsrs, leite não tomo mais e foi algo que passou sem eu pensar um dia me deu de tomar café puro (sem açúcar) em vez de leite e não senti falta do leite, manteiga já faz tempo que eliminei mas o queijo de minas… ainda não consegui, principalmente de manha vc me sugere algo? Não sou difícil de mudar, gosto de experimentar, mas tb adoooooooooooooro queijo de minas…
Bem por agora te conto essa, e quem sabe vou te contando mais coisas depois. Um abraço e obrigada por compartilhar suas ideias. Regina
Oi Regina, vc pode experimentar fazer uma pastinha de tofu (tofu batido com alho e azeitona, batido com cenoura, cebola e azeite…), queijinho feito com o bagaço do leite de amêndoa ou tofu amassado (é só temperar com salsinha, cebolinha, orégano, azeite, sal e limão), pode usar tahine, óleo de coco, ovo mexido, pasta de grão de bico… Forte abraço, Bela.
Oi Bela, sou fã e seguidora das suas receitas, mas tenho um pedido a fazer, faça uma receita com biomassa de banana verde, pois foi algo que implementei na minha vida e tenho sentido benefícios diários. Ficaria feliz em vê-la criar uma receita deliciosa com a biomassa que é suuuper fácil de fazer, de implementar na alimentação e só traz benefícios!! 😉
Oi Lais, nessa temporada de verão vai ter uma focaccia de biomassa que ficou uma delicia!
Aguarde!
Oi Lais,
vc assistiu ao programa sobre o Slow Food com o Caetano e a Malu Mader? Fiz um prato com biomassa e ensinei a fazer a biomassa em casa. Recentemente fiz o programa sobre reeducação alimentar com o Calude Troisgros e a Fernanda Montenegro onde faço um estrogonofe com creme de biomassa. abs, Bela
Olá, Bela. Eu já possuo o IGF-1 alto devido a Acromegalia e consumindo leite e seus derivados eu corro o risco de aumentar mais? É isso? Pois nenhum dos endocrinologistas pelos quais eu já passei comentaram sobre a influência dos alimentos no aumento do hormônio IGF-1. Muito obrigada pelo esclarecimento. Mudarei a minha dieta, para quem sabe, controlar o IGF-1 e aumentar a minha qualidade de vida.
Oi Rose, o leite e seus derivados podem sim aumentar os níveis de IGF-1. Será um grande benéfico para a sua saúde, retirando-os da dieta e os substituindo por outros alimentos ricos em cálcio como gergelim, brócolis e folhas verdes escuras.
Um abraço,
Bela
Pela lógica do texto, você tem grande probabilidade de ter câncer de Mama devido a Acromegalia que aumenta a concentração de IGF-1 no seu sangue. Não existe estudos randomizados comprobatórios que evidenciam a origem do câncer ao IGF-1.
Olá Bela!
Acompanho seus programas na GNT e amoooo seu trabalho.
Vivo no atual momento a recuperação em quimio de um câncer de mama,que já foi eliminado pela cirurgia e agora trato dele.Porém,tenho absoluta consciência que daqui para frente está em minhas mãos isto não ocorrer nunca mais,a saída? só vejo na mudança alimentar.
Tenho 49 anos e fiz,pasme,7 anos de reposição hormonal com minha gineco.
Amava leite e tomava quase 1 litro por dia e apesar de comer muitas frutas,verduras e legumes por dia não me desprendia do açúcar branco.Desde maio que descobri o câncer parei 80% de comidas artificiais.Mas ler o artigo hoje(agora) me fez jogar no lixo o que eu estava comendo..rs(um bolo que fiz com açúcar orgânico e fuba).Foi muito bom ler isso,obrigada por este post.Sou de S.Paulo e tenho muito interesse em fazer um curso de culinária Natural..você tem este trabalho aqui em minha cidade?Recomenda algum?
parabéns…seu modo de conduzir o programa é leve,claro e dá uma paz..rs
Amamos assísti-lo aqui em casa
Ony Soares (Santo André -SP)
Bela, adoro o teu estilo de vida, me inspira!!
Sobre os queijos, qual seria o mais indicado, nesse caso, para não aumentar o IGF-1?
E no caso dos Iogurtes, o ideial seria os sem lactose, ou retirar totalmente da alimentação também?
Obrigada Clara
pasta de tofu (tofu batido com alho e azeitona, batido com cenoura, cebola e azeite…), queijo feito com o bagaço do leite de amêndoa ou tofu amassado (é só temperar com salsinha, cebolinha, orégano, azeite, sal e limão), pode usar tahine, óleo de coco, ovo mexido, pasta de grão de bico
O texto é muito instrutivo e conciso! Mas vale a pena uma revisão do Português mais cuidadosa para ficar ainda melhor!
Bela, acompanho seu programa fielmente. Uma semana não pude assistir, e fiquei triste de saber que não poderia encontrar na internet. Agora tendo encontrado seu blog, me sinto mais tranquila. 🙂
O episódio sobre desintoxicação foi realmente rico. Gostaria de saber como foi a desintoxicação que fez de dois dias em jejum, como funciona e o que preciso saber para realizá-la.
Tenho procurado cursos gratuitos/em valores acessíveis na internet sobre ayurveda, porém não encontro. Sabe de algum para nos indicar?
Adorei o texto mais fiquei com algumas duvidas: Primeiro sempre fui louca por leite tomava tipo 1 litro por dia, hoje não tomo mais todos os dias e quando tomo dou preferencia para o semi-desnatado ou desnatado.
Até o leite desnatado também pode ter esses mesmos efeitos?
Isso é com o consumo auto ou para qualquer tipo de consumo pouco ou não?
E se o leite pode mesmo ter esses resultados o que podemos oferecer aos nosso filhos, principalmente quando recém nascidos?
Adoro seu programa e conheci seu blog agora adorei parabéns pelo trabalho.
Abraços
.
Olá Bela,
Sou mãe de 3 crianças lindas e que se alimentam muito bem, comem todos os legumes e experimentam tudo que ofereço. Porém meus problemas são leite, todos ficam com dor de barriga quando tomam, além dos outros problemas. Existe uma forma de fazer o de amêndoa, gergelim e conservar?
Também tenho uma escola de culinária e artesanato para crianças (Prendas Minhas). Os cursos acontecem nas escolas. No curso tenho as crianças abertas a experimentar, é lindo! Tem algum livro dedicado a criança para indicar?
Obrigada e parabéns pelo seu trabalho!
Adriana
Olá Bela,
Consumimos muito queijo, e desejo tirá-lo da minha vida, vc fala tão bem do tofu, é difícil fazer e esse queijinho feito com o bagaço do leite de amêndoa, como faz? Tem no seu livro?
Muito obrigada, por nos conscientizar.
Márcia
Bela, comecei a assistir seu programa desde o início da primeira temporada e não parei mais. Sou um desastre na cozinha! Cada um tem algumas habilidades, nas minhas, certamente, não está incluída a culinária. Sempre que tento fazer alguma coisa troco o sal pelo açúcar ou vice-versa. Fora que quase sempre queimo a comida. Enfim, talvez pela minha total falta de habilidade culinária, eu viaje tanto assistindo ao seu programa. Acho o máximo vê-la preparando com tanto amor as refeições! Escolher cada ingrediente, colher na horta (algo impensável e meio impossível para mim, por exemplo, que moro em apartamento na zona sul do Rio), dar toques interessantes, explicar os benefícios de cada alimento… Enfim, quero parabenizá-la pelo programa, por suas receitas, sua simpatia e por trazer alegria para os seus espectadores. Até meu marido passou a assistir seu programa comigo. Entrei no site do programa hoje e vi que você lançou um livro com as receitas. Vou adquiri-lo, só não posso ter certeza de que vou conseguir fazê-las. Tenho 48 anos, dois filhos e dois netos (um menino de 12 anos e uma princesinha de 2 anos e meio). Aliás, sua filha é LINDA!!!! Bela, sou sua fã!! Bjs carinhosos de toda a nossa família!
Bela, PARABÉNS pelo seu programa! Nunca tive tanto interesse em cozinhar e em ser saudável como estou tendo agora, acompanhando suas receitas. Me interessei por esse seu post, faço enfermagem e estou em busca de assunto para o meu TCC, esse tema sobre o câncer de mama, em que se verifica o estudo sobre o efeito do consumo de leite de vaca e outros alimentos que estimulem o desequilíbrio hormonal na mulher, muito me interessaram. Você teria como disponibilizar a referência que você utilizou para esse post? Desde já agradeço. Beijo graande.
Oi Bela!!
Adoro seu programa e não perco nenhum!!
Faz uns 4 meses que estou modificando a minha alimentação (e por consequência a de meu esposo), tornando-a mais saudável. Mas com a vida corrida tenho procurado por alternativas que nos ajude a manter esta alimentação saudável. Então resolvi vir te fazer duas perguntas:
1 – aquele molho que você faz com cenoura e beterraba, em substituição ao de tomate, pode ser congelado? Se sim, qual o tempo máximo?
2 – congelar os alimentos pode ser, verdadeiramente, uma boa opção para facilitar o dia a dia, mas sem perder tantos nutrientes? Caso sim, você poderia passar dicas sobre isto? Na internet tem muito material, mas sempre fica a dúvida se tal material tem embasamento…
Um forte abraço para ti e sua equipe!
Vocês estão de parabéns!!
Rumo a 3ª temporada!! 🙂
Beijos!!
Oi Bela,
Assisti sua entrevista na Marília Gabriela e fiquei com vontade de te escrever.
Minha história com alimentação saudável de verdade iniciou com a prática de Ashtanga há 10 anos atrás. Lembro como se fosse hoje a primeira vez que executei os primeiros Suryas A e B da prática, meu corpo aqueceu e comecei a suar como se estivesse em uma aula de spinning…rsss. E a sensação incomparável após a série….me apaixonei! Agora o que eu não esperava (conscientemente pelo menos) e aconteceu, foi uma seletividade natural em relação aos alimentos que eu consumia. O corpo me guiou nesse começo, rejeitando, imediatamente os alimentos industrializados, carnes, etc. Realmente me "surpreendi" com o "não esforço" para alterar os hábitos alimentares. E aí foi uma progressão positiva, veio a ayurveda, os panchakarmas , jejum, etc…rss.
Sinto imensa identificação quando diz sobre "comer quando tem fome", "tomar chá quente no inverno", "evitar frutas no inverno" ……..antes meu marido me achava uma doida….agora ele continua achando, mas sabe que não estou "só" nessa "doidisse". Aliás, nesse ponto marido, o meu, ao contrário do seu, continua carnívoro, mas de vez enquando experimenta minha comida. Adoooro cozinhar! E apesar da rotina paulistana, cozinho nossa comida (minha filhota de 1 ano e 8 meses nunca comeu papinha industrializada….esss), estar na cozinha em contato com os alimentos e me acalma, me dá muito prazer.
Quero, por fim, expressar que sua voz na TV presta um grande serviço para as pessoas e já repercute em vidas. Tenho certeza que a resistência está sendo dissolvida a cada programa, afinal as comidas que prepara são muuuuuito gostosas (fiz o strogonoff de skitake com biomassa e molho de beterraba com cenoura …….incrível, alguem que provou jurou que usei vinho na receita….rss!)
Agradeço!!
Namaste
Oii Bela ! Assisti o seu programa e vi que você fez o leite com a castanha do Pará e após coar você disse que o que ficou no coador poderia fazer um queijo. Eu queria muito uma receita, pois tenho intolerância a lactose e insistia com o queijo mas depois de passar mal várias vezes e pesquisar a respeito resolvi deletá-lo da minha alimentação. Espero que você responda! Obrigada por transmitir seu conhecimento e luz !
Bela, gosto muito da proposta de seu trabalho. Comungo com a forma que você trata a importância dos alimentos para a saúde, sendo estes uma ferramenta importante para prevenção de doenças…. Mas gostaria de fazer algumas observações a respeito do artigo sobre a relação do câncer de mama com o leite. Eu sou consultora na área de produção de leite orgânico e biodinâmico. Eu tenho visto uma grande tendência nestes últimos anos, pessoas, profissionais e alguns estudos atrelarem o leite a diversas doenças, principalmente ao câncer. Ao trabalhar com produção biodinâmica, onde se preconiza a produção de um alimento proveniente de vacas criadas basicamente a pasto, sem adição de hormônios no momento da ordenha e onde se leva muito a serio o bem estar de mãe e bezerro, este alimento não é o mesmo alimento mencionado na matéria que você publicou acima. Infelizmente, a grande maioria das vacas leiteiras são criadas em estábulos confinadas ou semi confinadas, sendo alimentadas por rações provenientes de resíduos indústrias, grãos transgênicos que foram produzidos com muito pesticidas. Sem dúvida, este leite produzido por vacas que vivem desta maneira possivelmente não será muito saudável. A sua matéria foi muito bem escrita e você está fazendo um grande favor a sociedade em trazer todas estas informações, eu apenas quero apontar aqui que atrelar um alimento a uma doença é muito serio e que existem muitas variáveis dentro deste contexto que pode mascarar a raiz do problema. E que por isso estudos acadêmicos mais abrangentes deveriam ser realizados. Um forte abraço para você!!!(:
Não tomo leite (seja orgânico ou químico-industrial) há 1 ano. Sinto-me bem melhor, em todos os sentidos.
Nenhum animal ingere ou precisa ingerir leite de outra espécie a não ser o ser humano (sobretudo, ocidental).
Antes de ouvir os argumentos da indústria leiteira, temos que ter em mente que essa é uma atividade econômica de faturamento bilionário (sobretudo, no mundo ocidental). São muitos interesses em jogo que serão afetados quando se ousa "falar mal" do leite.
Se precisássemos de leite para termos cálcio (logo, ossos fortes) e saúde no geral, como explicar que os povos que consomem menos leite (japoneses, por exemplo, mas não só) tem menor incidência de osteoporose e câncer entre os seus?
Essa pergunta é respondida, com gráficos de estudos médicos, na palestra "O Mito do Leite – Por que estamos sendo enganados" do médico Lair Ribeiro: https://www.youtube.com/watch?v=L8lJ2d1DQvw.
Há outras palestras (Sônia Felipe, por exemplo) e documentos na Internet em diversas línguas sobre esse assunto, basta procurar. Recomendo comprar pela Amazon.com o documentário "Forks over Knives" que também trata do assunto.
Em suma, parafraseando a Bela Gil, a alimentação é uma ferramenta política, econômica, social, ambiental e de saúde. E a alteração de paradigmas alimentares mexe com interesses poderosos, muito poderosos.
Obrigada pelo apoio Leonardo! Um forte abraço
Oii! Te adoro! Bjs
Obrigada pelo carinho!
Bela, boa tarde!
Achei interessante o assunto, mas você não demosntrou quais os alimentos que substituem o leite de vaca, uma vez, que os médicos ainda indicam o mesmo para fortalecimento dos ossos.
Obrigada!
leite nao fortalece os ossos. se o seu medico te disse isso… mude de medico.
coma folhas verdes escuras.
http://ecocheervegan.com/nutricao-vegetariana/155-calcio-no-organismo
Muito boa essa postagem. Há um tempo adquiri pequenas pedras nos rins e tudo indica que foi pelo excesso de proteínas e cálcio. Devo diminuir a ingestão de leite?
rs, diminuir? leia o texto.
Diminuiu não, acabar de vez! Um alimento feito para engordar bezerro não pode ser benéfico a humanos.
Bela Manda sua equipe enviar de uma só vez cada post seu para os infinitos email’s cadastrados mulher de Deus!
Onde estão as referências (artigos científicos) deste texto?
Grata
Aqui tem algumas referências científicas relacionando o leite ao câncer. https://www.youtube.com/watch?v=Nq7i7syFWOo
Bela, confesso que eu tinha um pouco de preconceito com seu jeito de fazer as coisas mais naturais. Porém eu comecei a repensar em tudo que as indústrias fazem de errado, juntando com algumas notas recentes da OMS, e decidi repensar o jeito em que nós na minha casa vivemos. Você estava certa em muita coisa! Eu fico muito feliz com isso e agradeço suas dicas, aos pouquinhos eu consigo mudar uma coisa ou outra nos nossos hábitos.
Obrigada por compartilhar tanta coisa boa.
Bela, é exclusivo o riscos no leite de vaca, ou o de cabra, por exemplo, tbm se encaixa neses riscos?
Bela, minha filha de 3 anos ama leite ninho e toma todos os dias de manha e antes de dormir. Eu não tomo leite, mas fico com receio de tirar o leite dela já que ela possui apenas 3 anos e gosta tanto. Alguma recomendação de outro leite que posso oferecer a ela e que possa ser atrativo para o paladar de uma criança de 3 anos? Ela sempre tomou o leite ninho puro misturado só com água. Nunca adocei com nada, então ela não precisa do de algo doce. Obrigada! Admiro muito seu trabalho. Parabéns!
Mariana,
ninho só faz mal pra sua filha. ela gosta muito porque o leite da vaca tem substancias opiantes que sao o vinculo do bezerro com sua mae..
Bela, A manteiga Ghee também não é do leite? Porque ela é tão benéfica? E o queijo feito de leite cru também é benéfico?
E aproveitando: o iogurte feito com leite orgânico faz bem? Tomo iogurte natural por causa dos lactobacilos.
O IGF-1 é produzido diante de um estimulo do hormonio GH (Hormonio do crescimento) diretamente no figado.
O IGF-1 Não é o responsavel direto pelo crescimento do câncer, como você da a entender, o IGF-1 é responsavel pela hiperplasia (criação de novas células) e isso é algo fundamental e normal para um ser humano saudável, nesse sentido se o contexto é de que o IGF-1 gera câncer, deveríamos evitar exercícios físicos e dormir , que por sinal são as duas atividades que mais estimulam o aumento do GH e consequentemente o IGF-1.
Na verdade o IGF-1 é importantissimo para uma otima qualidade de vida com crescimento e estimulo de novas celulas através do mecanismo de hiperplasia.
A unica relação entre o IGF-1 e o cancer é em pacientes com uso em demasia do hormonio GH na forma sintética e injetavel.
Outro fator ridiculo é a disculpa de ter estrogenio no leite, se hormônio fosse tao facil assim de se obter em uma alimentação (coisa que não é) filhotes machos, teriam problemas no desenvolvimento testicular e o leite seria fonte primaria no tratamento da menopausa (coisa que não é²)
Rodrigo,
filhotes machos na indústria do leite são descartados (assassinados, mortos logo após o nascimento). Alguns têm o azar de virarem vitelas. Estes viverão por mais alguns meses. Você acha que a indústria está preocupada com os testículos de bezerros da indústria do leite? A indústria leiteira está preocupada em aumentar a produção de leite e isso a custo de muito hormônio (proibidos ou não). Assista também esse vídeo para ver a relação entre leite e câncer de acordo com os estudos feitos sobre o leite: https://www.youtube.com/watch?v=Nq7i7syFWOo
Soja causa câncer de mama? Oh God!
Bela,tenho procurado uma marca brasileira de leite de vaca que não contenha hormônio BGH para preparar meu iogurte de Kefir.
Você conhece e recomenda alguma marca comercial assim, fácil de encontrar o m mercados?
Estou preocupada com a elevação da categoria no resultado da mamografia de 1 para 2 em um ano de consumo de Kefir. Agradeço uma indicação. Edna Kauss.